Campus Palmas participou de evento internacional com instituição espanhola – Campus Palmas

ifpr internacional

Campus Palmas participou de evento internacional com instituição espanhola

O evento, que ocorreu no dia 28 de abril de 2021 por videoconferência, faz parte do convênio de cooperação técnica firmado entre o Instituto Federal do Paraná e a Instituição de Ensino Superior Santa Bárbara em Málaga, Espanha. Fazem parte do projeto, representando o IFPR, professores e alunos dos cursos da área da saúde dos Campi Curitiba e Londrina, além de professores e alunos do curso de Enfermagem do Campus Palmas.

Reuniram-se no dia, alunos e professores das duas instituições, além dos reitores de ambas, professor Odacir Zanatta, representando o IFPR e Antonio Archidona , representando o IES Santa Bárbara. O evento também contou com a participação do professor Roberto Carlos Bianchi, diretor geral do Campus Palmas, que em um dos momentos da abertura, fez uma fala em língua espanhola cumprimentando a todos os presentes pelo evento.

Também representando o Campus Palmas, fez-se presente a professora Gimene Cardozo Braga, docente do Colegiado de Enfermagem, a qual ministrou a palestra com as seguintes temáticas: Os contos e fábulas infantis e os processos terapêuticos/ Cuentos y historias infantiles y el proceso terapéutico; O Brinquedo terapêutico/ juguete terapéutico; Pesquisas que utilizaram histórias na saúde/ investigación con cuentos infantiles como intervención en la salud; Histórias como forma de comunicar conhecimento científico e educar em saúde/ Las historias como forma de comunicar el conocimiento científico y educar en salud / Storytelling na saúde/ Narración de historias de salud.

Os temas abordados foram de extrema relevância para os participantes das duas instituições, uma vez que estas ações, desenvolvidas na temática de histórias para educar em Saúde, estão sendo construídas pelos acadêmicos brasileiros e espanhóis.

Neste momento, as atividades ligadas ao projeto, estão voltadas mais para a área da saúde, mas a gestão do campus junto a internacionalização estão buscando viabilizar para outras áreas do conhecimento. Vale ressaltar que a gestão do Campus Palmas, juntamente com o Setor de Internacionalização do IFPR, trabalha continuamente para que sejam firmadas mais parcerias internacionais, criando oportunidades de crescimento pessoal e profissional para estudantes e servidores.