Projeto de Extensão do Campus Palmas apresenta no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – Campus Palmas

extensão

O Projeto de Extensão Girls Power in Programming (GPP) participou, na última semana, do 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul. O evento, de realização do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aconteceu virtualmente e centrou-se na temática “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.

Participaram do desenvolvimento e apresentação do relato de experiência o Professor Bruno Guaringue Trindade, a Professora Andréia Marini, a Professora Heloise Acco Tives, a Professora Lilian do Nascimento Araújo e a Acadêmica Letícia Mariano de Oliveira, ambos do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus e participantes do Projeto.

Eles relataram a experiência da criação do Podcast Mulheres e Meninas na Ciência e na Tecnologia, inserido entre as diversas ações associadas ao Projeto de Extensão Girls Power in Programming. O objetivo do podcast, desenvolvido principalmente tendo como alvo estudantes da Educação Básica, é transmitir conhecimento, oferecer visibilidade e apresentar referências femininas para incentivar mulheres e meninas a ingressar em áreas da Ciência e da Tecnologia.

Segundo a Professora Andréia Marini, Coordenadora do Projeto,

Muitas iniciativas têm buscado atrair meninas para as carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por meio de oficinas nas escolas e atividades que apresentem a essas meninas figuras femininas nas áreas científicas. O projeto de extensão Girls Power in Programming é uma dessas iniciativas e aplica oficinas, rodas de conversa, entre outras atividades sobre assuntos específicos da computação direcionada ao público feminino. O projeto é executado desde 2019, sendo o Podcast uma de suas ações. Contar histórias de grandes cientistas e de mulheres da nossa comunidade atuantes na Ciência e na Tecnologia é uma forma de trazer visibilidade às experiências vivenciadas, oportunizar novas referências para meninas e mulheres e também um espaço para falar de assuntos relevantes ao passado e ao presente das temáticas relacionadas ao projeto.