Campus Palmas forma primeiro aluno surdo na noite de hoje (07) – Campus Palmas

napne

Campus Palmas forma primeiro aluno surdo na noite de hoje (07)

Na noite de hoje (07), será realizada no Campus Palmas a formatura de acadêmicos dos Cursos de Graduação, dentre os quais está
Fernando Roberto Rosatto, primeiro aluno surdo a concluir um cursos superior no Campus.

Efetivando as políticas de inclusão, Fernando afirma que é o primeiro surdo a se formar e espera que venham muitos outros depois dele. Para o estudante, que conclui seu Curso de Licenciatura em Artes Visuais,

“O IFPR Campus Palmas PR foi e sempre será muito importante na minha vida. Aos meus pais é gratificante saber que todos os esforços valeram a pena com a realização pessoal e profissional, afinal foram anos de dedicação e cuidado para que Fernando pudesse estudar. O ato da formatura consolida toda uma vida de dedicação, muito esforço e serviu como um reconhecimento por todo esse empenho.”

O Diretor Geral do Campus Palmas, Roberto Carlos Bianchi, afirma que é um momento muito importante para a instituição. Destaca, ainda, que a efetivação destas políticas inclusivas são um desafio muito grande por questões de estrutura, suporte e profissionais qualificados, mas que com o empenho do formando e da instituição, chegamos a efetivação de um grande profissional para a área em que atuará.

Juntamente a Fernando, formam-se outros acadêmicos de Artes Visuais e outros 10 Cursos. Completa:

“Como eu sempre digo “Tenho um sentimento de orgulho, estou muito feliz porque sou uma pessoa capaz e tenho muita segurança, minhas experiências, agora com a formatura. Por isso meu discurso terá montado para ressaltar que a inclusão é um direito e que devemos respeitar todas as deficiências, ” somos capaz”. Além disso, destaco a importância que a família tem no desenvolvimento do surdo para ter uma comunicação melhor e uma troca de sentimentos e eu agradeço muito meus pais, minha amiga professora Elaine Polo Fortunato e a Intérprete Melânia Dalla Costa que sempre estiveram comigo.”

Por fim, Fernando afirma:

“Eu não vou parar por aqui, aprendi que temos muitos desafios, muitas lutas, mais nunca desistir, estou focado vou em busca do meu mestrado e dos meus sonho de ser artista. Estudar mais minha própria língua e, no futuro, quem sabe chegar ao doutorado. Por que não? Precisamos avançar muito, precisamos de mais surdos no ensino superior, no mestrado e doutorado, por isso que meu futuro eu almejo concluir meu mestrado e doutorado. Agradeço por todos os esforços, a todos vocês do IFPR- Palmas, aos professores do colegiado de artes e pelo apoio a esse aluno.”