IFPR – campus Palmas inaugura mural em comemoração aos 100 anos da publicação de Ulysses, de James Joyce – Campus Palmas

eventos institucionais

Na noite de 24 de outubro, na biblioteca do IFPR campus Palmas, tivemos a solenidade de inauguração do painel produzido pelos acadêmicos do curso de Artes Visuais, Guilherme Bruschi Frizzo e Laís Cristine Machado Santos. Os dois foram vencedores do concurso “Ulysses100 pelos Olhos Brasileiros” promovido pela embaixada da Irlanda no Brasil. O foco principal do projeto foi a comemoração dos 100 anos de publicação do livro Ulysses de autoria do irlandês James Joyce. Foram 18 universidades por todo o Brasil convidadas a participar do concurso a fim de conceber a interpretação visual de um dos 18 episódios do livro. Nossos artistas vencedores produziram em seu mural o episódio 11, intitulado “Sereias”. Fazer parte desse projeto foi um dos grandes momentos vividos pelo nosso campus.

Agradecemos a profa. Andréa Bohrer que coordenou o projeto e também aos demais participantes da comissão, professores Ildo Ferreira, Jaison Crestani, Kátia Conceição, Magda Vicini e Tiago Sául. Grande parceria entre os cursos de Artes Visuais e Letras, sempre com apoio irrestrito da direção do campus Palmas. Agradecemos também à equipe da biblioteca, em especial a Josiane Comarella, diretora desse espaço. Parabéns, Laís e Guilherme! Vocês produziram uma das obras de arte mais lindas que já vimos aqui!

O Diretor Geral do Campus Palmas, Roberto Carlos Bianchi, relatou:

“O IFPR participou do concurso “Ulysses100 pelos Olhos Brasileiros”, com mais 18 instituições, sobre os 100 anos de publicação da obra “Ulysses” do escritor, James Joyce.
O Campus Palmas foi selecionado através de edital e, também selecionou os artistas, Guilherme Bruschi Frizzo e Laís Cristine Machado Santos, alunos do curso de Artes Visuais, os quais parabenizamos e felicitamos pelo resultado da obra. Somos uma instituição que apoia a cultura e a arte, e entendemos que através dessa leitura, por meio de obras de arte, explicamos o mundo e obtemos conhecimento.
É uma grande conquista para o campus, por isso parabenizamos os artistas, a professora Andréa Bohrer pela coordenação e a equipe de gestão por todo o apoio. Isso torna a biblioteca além do espaço do livro, também da arte e cultura”.