2° Encontro dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPR iniciou ontem (30) – Campus Palmas

NEABI

O evento tem como tema “Diálogos inter-raciais: epistemologias e práticas para a equidade”, será realizado no campus Curitiba e conta com a participação do Luiz Fernando Rankel, Márcia de Campos Biezek, Ildo dos Santos Ferreira e Maria Isabel Cabral da Silva, docentes e integrantes do NEABI do campus Palmas.

A abertura do evento teve a apresentação cultural de Aline Nunes de Oliveira, estudante do campus Pinhais.

Palestras, visitas técnicas, oficinas, rodas de conversa e apresentações culturais fazem parte da programação, que se propõe a debater e refletir sobre a a importância da valorização dos pensamentos e conhecimentos de negros, indígenas e dos povos tradicionais para um entendimento da nossa sociedade brasileira.

A professora Márcia de Campos Biezek, do colegiado de Pedagogia e integrante do NEABI campus Palmas fez a mediação da primeira roda de conversa do evento, nomeado “Modo de viver Kaikang e práticas tradicionais”, que contou com a participação de Claudecir Viri, Diéssica Nihyg de Oliveira, Juvenal Norigga Mendes, Marilze Garigpri Mendes, Sadi Korin Mendes (representantes da etnia Kaigang) e Milene Aparecida Padilha Galvão (líder e coordenadora do Movimento Aprendizes da Sabedoria de Irati). Os representantes Kaigang da cidade de Palmas foram ao evento com apoio da Reitoria e do campus Palmas.

O Encontro vai até o dia 01 de dezembro, com organização e promoção da Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do Instituto Federal do Paraná.