Parceria IFPR e UMIPTT – Campus Palmas

Parceria IFPR e UMIPTT

A Diretora-Geral do Campus Palmas, Graciela Cabreira Gehlen foi eleita pelos membros da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) do Sudoeste do Paraná como parte integrante do Comitê de Gestão Estratégica (CGE). A coordenação anterior era composta por Norma Kiyota (IDR), Hernan Vielmo (UTFPR) e Elizandro Krajczyk (FETRAF).

A representante do IFPR Campus Palmas foi escolhida para compor a Coordenação do CGE juntamente com o professor Gilson Ditzel (Diretor-Geral do campus Pato Branco da UTFPR) e Anderson Marcelo Possomai (representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná – FETRAF-PR). Com isso, os três passam a coordenar a CGE.

Decorrente de movimentações que começaram no final dos anos 1960, em Pato Branco, a UMIPTT teve sua consolidação apenas nos anos 2000, sendo que o protocolo de intenções de criação da Unidade foi assinado em março de 2016.

Atualmente, a UMIPTT é formada por 15 entidades: Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP, Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES, Cooperativa da Agricultura Familiar Integrada – COOPAFI, Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário – INFOCOS, Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar – FETRAF, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR (EMATER/ IAPAR), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA, Associação Empresarial de Francisco Beltrão – ACEFB, Instituto Federal do Paraná – IFPR, Associação das Pequenas Agroindústrias do Sudoeste do Paraná – AGROBEL e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA.

Além da Diretora-Geral, a reunião também contou com a participação de Silvia Letícia Zanmaria, professora de Agronomia e Coordenadora de Ensino do Campus Palmas. No encontro, os representantes das diversas entidades puderam tratar de assuntos relacionados às pesquisas e produção agrícola, agroecologia e projetos que serão desenvolvidos durante esse ano.

A escolha do IFPR como parte integrante da Coordenação do CGE fortalece a participação do Instituto no UMIPTT, uma vez que a inclusão do IFPR Palmas no Comitê é um importante passo para dar maior visibilidade e inserção do IFPR nas questões relacionadas à agricultura familiar, aos pequenos agricultores e à economia local da região.