Incubadora do IFPR/Prefeitura de Palmas conquista credenciamento do Governo do Paraná
Publicado em
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), publicou nesta segunda-feira, dia 21, edital que credencia a Incubadora de Empresas do IFPR – Campus Palmas e da Prefeitura Municipal de Palmas como Ambiente Promotor de Inovação. Na prática, esse reconhecimento significa que a Incubadora está apta a acessar recursos públicos, conforme as diretrizes da Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo o professor Alexandre Schlemper, chefe da Seção de Inovação e Empreendedorismo do IFPR Campus Palmas, o credenciamento da incubadora no edital de 2024 da SETI é um marco importante. “Esse edital credencia ambientes promotores de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos. A nossa incubadora, que passou por um processo de estruturação física e documental, foi aceita e agora faz parte da rede estadual de inovação. Isso nos habilita a concorrer a recursos e a fortalecer o suporte aos incubados, contribuindo para que os projetos gerem emprego e renda para a sociedade”, afirmou.
Schlemper explicou que o processo de credenciamento exigiu comprometimento e comprovação de uma estrutura física adequada e governança bem estabelecida. “Foi um processo que envolveu o preenchimento de formulários e a gravação de vídeos para comprovar a existência da Incubadora e o trabalho sério desenvolvido aqui. Gostaríamos de reforçar que a incubadora de Palmas está disponível para os munícipes e alunos do IFPR, pronta para dar suporte aos empreendedores”, concluiu.
A Incubadora de Empresas é uma parceria do Instituto Federal do Paraná e da Prefeitura Municipal de Palmas – PR. Ela surgiu para auxiliar no processo de formação, desenvolvimento e fortalecimento de negócios na cidade de Palmas, onde empreendedores poderão criar suas empresas e obter formação técnica e gerencial, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento, o desenvolvimento das instituições envolvidas e também da cidade.
Mário Sérgio Camargo, gestor da Incubadora por parte da Prefeitura, celebrou o reconhecimento dado pelo governo estadual. Ele destacou que a incubadora é a realização de um antigo sonho da cidade: um espaço físico para incubar e desenvolver empresas locais. “A incubadora, dentro do Instituto Federal, é fruto de uma parceria com a Prefeitura e está pronta para receber empreendedores. O índice de falência de projetos incubados é baixo, pois estudamos todas as possibilidades. Temos, também, parcerias com o Sebrae no processo de incubação. Hoje, Palmas conta com uma grande oportunidade que antes não existia, já que era necessário ir para outra cidade, estamos felizes em receber esse credenciamento, o que possibilita que ampliemos o número de projetos incubados”, destacou. Atualmente, a incubadora conta com dois projetos incubados – um de Palmas e outro de Curitiba – além de três pré-incubados. Um novo edital deve ser lançado ainda este ano.
Legenda – Na foto, o gestor da Incubadora pela Prefeitura, professor Mário Camargo, a Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Professora Andrieli Vizzoto; o chefe da Seção da Seção de Inovação e Empreendedorismo, professor Alexandre Schlemper e o diretor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Professor Renato Koch Colomby.