Competências

Atualizado em

Compete ao CNAPNE:

  • Cumprir e fazer cumprir as normas e procedimentos institucionais;
  • Contribuir para a garantia da implantação das políticas inclusivas e da assistência estudantil aos estudantes com necessidade educacionais específicas no campus;
  • Garantir espaços educativos democráticos, acolhedores, de acessibilidade e de respeito às diferenças de cada estudante;
  • Incentivar, mediar e facilitar os processos para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na Educação Profissional e Tecnológica;
  • Participar da definição da política e das diretrizes para a inclusão no IFPR;
  • Participar das discussões, elaboração e/ou revisão de documentos visando à inserção de questões relativas à inclusão no ensino, em âmbito interno ou externo;
  • Planejar e organizar ações inclusivas no campus, em articulação com os docentes e os técnicos administrativos, a fim de garantir o êxito e a permanência dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Elaborar e assessorar projetos, editais e atividades pedagógicas e curriculares para a inclusão e a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Organizar e acompanhar o atendimento pedagógico realizado, pelos docentes, Sepae ou Sens, aos estudantes com necessidades educacionais específicas no campus;
  • Coordenar e acompanhar os processos de adaptação e flexibilização curricular dos estudantes; Contribuir com o acesso dos estudantes com necessidades educacionais específicas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação, bem como a formação nos diferentes níveis da Educação Profissional e Tecnológica;
  • Contribuir e propor ações de formação continuada e capacitação dos servidores nos temas relacionados à inclusão, entre outros;
  • Propor ações de elaboração e adaptação de materiais didáticos para o atendimento de estudantes com necessidades educacionais específicas no ambiente escolar;
  • Zelar pelo cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Político Pedagógico do campus;
  • Sistematizar informações, análises e avaliações dos programas, projetos e ações inclusivas no campus; Estar em consonância com a CONAPNE na construção de políticas e práticas inclusivas destinadas aos estudantes com necessidades educacionais específicas;
  • Elaborar planos e relatórios para prestar assessoria e serviços de informações aos demais órgãos da instituição;
  • Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração. Desempenhar outras atividades inerentes à unidade, função ou cargo, não previstas neste manual, mas de interesse da Administração.