Campus Paranaguá participa da Smart City, um dos maiores eventos de cidades inteligentes do país – Campus Paranaguá

EVENTOS

O Campus Paranaguá participou, nesta semana, do evento Smart City, em Curitiba. A instituição foi convidada como parte do Sistema Regional de Inovação do Litoral (SRI – Litoral), para apresentar seus projetos tecnológicos, que visam promover a sustentabilidade e o impacto positivo para a sociedade.

O convite para a participação do Campus Paranaguá no evento se deve ao fato de a instituição possuir a primeira Incubadora de Negócios de Impacto do litoral do Paraná e do Instituto Federal do Paraná. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às demandas sociais e ambientais da região do litoral do Paraná.

Durante a apresentação, feita pelo Prof. Leandro Pereira, alguns projetos foram destacados, como por exemplo, o Data Symbion, que integra e organiza os dados do monitoramento ambiental realizado por várias instituições e empresas. Este tem como objetivo auxiliar os gestores na melhor tomada de decisão para implementação de tecnologias sustentáveis, como a conservação da biodiversidade ou proteção da cultura regional. Outro destaque foi a apresentação de algumas ideias e propostas de ação da Incubadora de Negócios de Impacto, que deverá ser fundamental para catalisar o potencial das instituições e universidades que trabalham juntas na promoção do empreendedorismo com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento tecnológico, respeitando as característica socioculturais do território.

O evento Smart City contou com a participação de diversas instituições e empresas que apresentaram suas soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. A participação do IFPR – Campus Paranaguá mostra que a instituição está na vanguarda desse movimento e é referência no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente.