Campus Paranaguá realiza I Semana de Arte e Cultura – Campus Paranaguá

Campus Paranaguá realiza I Semana de Arte e Cultura

Entre os dias 24 e 26 de agosto, foi realizada a I Semana de Arte e Cultura do IFPR – Campus Paranaguá. A atividade artístico-cultural foi organizada pelos docentes da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e contou com a participação de estudantes dos três cursos de ensino médio da instituição.

A proposta de integração entre as linguagens artísticas e os aspectos culturais teve início no dia 24, pela manhã, com a mesa redonda “Entre palavras e desenhos: processos de produção literária”, com participação da Profª. Juliana Pretto (IFPR), da ilustradora Gabriela Szabo e da escritora Kátia Muniz, mediadas pela Profª. Angélica Tomiello (IFPR). No período da tarde ocorreu a mesa de abertura do evento, intitulada “Cultura no litoral do Paraná”, que contou com a presença da Profª. Patrícia Martins (IFPR) e do mestrando Thauy Cabral (PPGCTS-IFPR), e foi mediada pela Profª. Rosana Padilha (IFPR). Após o encerramento da mesa foi realizado um Hackhaton Cultural com as turmas de ensino médio visando propor mecanismos de preservação da cultura caiçara.

No dia 25, no período da manhã, foram realizadas apresentações circenses pelas turmas formandas dos cursos de ensino médio integrado, coordenadas pelos professores Alexandre Chiarelli, Aline Tschoke, Leandro Gumboski e Talita Stresser. No período da tarde, foi realizada uma Mostra de Artes Visuais, pelas turmas de 1° ano, e apresentações de peças musicais, pelos estudantes das turmas de 3° ano, ambas organizadas pelos professores Alexandre Chiarelli e Leandro Gumboski.

No dia de encerramento do evento, 26 de agosto, foram realizadas palestras e oficinas sobre as linguagens artísticas, e no período da tarde o Festival de Dança, organizado pelas professoras Aline Tschoke e Talita Stresser, contando com participação das diversas turmas de ensino médio do campus, e também de convidados externos, como o grupo Jota Ribeiro de Matinhos.

Confira alguma imagens do evento: