IFPR Campus Paranaguá leva 3 prêmios na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) – Campus Paranaguá

EVENTOS

O Instituto Federal do Paraná levou 3 prêmios na 21ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, considerada o maior evento científico estudantil do Brasil.

🥇 1º lugar – The 2023 Regional Ricoh Sustainable Development Award (RICOH Americas Corporation) – FEBRACE 2023;
🥈 2º lugar – Prêmio Manual do Mundo;
🥉 3º lugar geral na categoria ciências biológicas – Prêmio FEBRACE;

O projeto vencedor foi a NOIVA: Novo Objeto de Investigação Ambiental, desenvolvido pelo Laboratório de Conservação e Manejo (LACONS) em conjunto com os alunos do curso técnico em meio ambiente Gabrielly Rodrigues Anhaia Maia, Hugo Cawan do Rosário Julião e Maria Luiza de Freitas Silva, sob a orientação dos docentes Allan Paul Krelling e Fernanda Eria Possatto. O projeto teve o apoio do Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, PROEPPI e da Associação MarBrasil através do Programa REBIMAR.

🌊 A NOIVA é uma rede para coleta de microplástico no mar com baixo custo, que já foi testada em várias coletas no litoral paranaense. A investigação do microplástico no mar é custosa e os equipamentos necessários para esta finalidade são caros, existindo ainda muitas lacunas sobre os impactos do microplástico e sua dispersão. Por isso, é importante viabilizar que a ciência cidadã contribua com o monitoramento de microplástico nos mares, e a NOIVA tem trazido uma grande contribuição nesse sentido.