IFPR Campus Paranaguá marca presença na FEBRACE 2023 – Campus Paranaguá

IFPR Campus Paranaguá marca presença na FEBRACE 2023

Entre os dias 20 e 24 de março a aluna do curso técnico em Meio ambiente Gabrielly Maia, os professores Allan Krelling e Fernanda Possatto estão participando da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A FEBRACE é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

O projeto apresentado é a NOIVA (Novo Objeto de Investigação Ambiental) e está entre os finalistas da feira. A NOIVA é uma rede para coleta de microplástico no mar com baixo custo, a qual já foi testada em várias coletas no litoral paranaense. A investigação do microplástico no mar é custosa, pois os equipamentos necessários são caros e isso faz com que ainda existam muitas lacunas sobre seus impactos e sua dispersão. Sendo assim, é importante viabilizar que a ciência cidadã contribua com o monitoramento de MPs nos mares. Para a aluna Gabrielly, “Ter desenvolvido um equipamento no IFPR, contribui para que seja alinhado o que aprendemos no decorrer do curso, desde a parte técnica até a prática, e também na produção e divulgação científica. Isso é muito importante para que outros alunos tenham interesse e motivação em participar ativamente.”

O projeto foi realizado pelo Laboratório de Conservação e Manejo (LACONS) e teve o apoio do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, PROEPPI e da Associação MarBrasil através do Programa REBIMAR.