Pedreiros realizam inscrição para obter certificação profissional – Instituto Federal do Paraná

Rede Certific

Pedreiros realizam inscrição para obter certificação profissional

Neste sábado (24), os trabalhadores da Construção Civil que realizaram sua pré-inscrição para o programa Certific estiveram no Instituto Federal do Paraná, na sede João Negrão, para participar do evento de orientação e efetuar sua inscrição.

As atividades foram coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi). Os trabalhadores tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre o programa, entender suas etapas, como será seu andamento e realização. A professora e arquiteta Dominique Gonzalez, coordenadora do curso Técnico Subsequente em Edificações, destacou na apresentação inicial que o programa valoriza os conhecimentos adquiridos pelo trabalhador pedreiro no decorrer da sua vida e de sua atuação profissional e que por isto a certificação é um processo de troca e intercâmbio de conhecimentos e informações.

Além do evento de orientação, os trabalhadores responderam a um questionário sócio-profissional e uma entrevista. O objetivo dos instrumentos de pesquisa nesta etapa é de conhecê-los melhor e diagnosticar as necessidades do grupo que deverão ser atendidas por meio da educação de Jovens e Adultos, para aqueles que necessitam de complementação nos estudos, ou de Formação Inicial e Continuada em conhecimentos técnicos que possam aprimorar sua prática e trazer qualificação profissional.

Os alunos do curso Técnico em Massoterapia também participaram da atividade. Além de recepcionar os candidatos ao programa de certificação profissional, os estudantes do IFPR colocaram seu conhecimento em prática e massagearam os trabalhadores enquanto estes esperavam a realização da entrevista. A professora Celia Araújo, do curso Técnico de Massoterapia e coordenadora de Extensão, destacou o comprometimento da equipe multidisciplinar em fazer com que os trabalhadores da construção civil se sentissem acolhidos pelo IFPR desde a primeira etapa do programa.

Saiba mais sobre a Rede Certific:  Matrículas para certificação profissional no perfil pedreiro serão neste sábado (24)