Prêmio Professores do Brasil valoriza boas práticas na Educação Básica – Instituto Federal do Paraná

Prêmio Professores do Brasil valoriza boas práticas na Educação Básica

Estão abertas as inscrições para a 9ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, que visa valorizar e premiar experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores da Educação Básica do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de setembro, pelo link https://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/. O professor deve enviar um relato da experiência realizada em sala de aula, evidenciando a sua qualidade e os resultados obtidos.

São seis as categorias para inscrição: Creche – Educação Infantil; Pré-escola – Educação Infantil; Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos – Anos iniciais do Ensino Fundamental; 4º e 5º anos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 6º a 9º anos – Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio. Para cada categoria, será escolhido um docente de cada região do país, que receberá um prêmio de R$ 7 mil. Dentre os cinco profissionais premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de R$ 5 mil. As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placas comemorativas.

Registros fotográficos ou vídeos dos materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatísticas que demonstrem efetivas melhoras nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e internet podem acompanhar o relato da experiência. Mais orientações para a construção do documento e informações sobre as etapas de seleção do prêmio podem ser encontrados no regulamento próprio, disponível na página da Iniciativa Educadores do Brasil.

Educadores do Brasil

A Iniciativa Educadores do Brasil é uma realização da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e do Ministério da Educação, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, que busca a valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de Educação Básica e também a redefinição do papel do diretor a partir da disseminação de boas práticas de ensino e gestão entre todas as escolas do Brasil. A iniciativa alinha-se às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e também ao conceito de Pátria Educadora, que propõe o avanço na qualificação do ensino a partir de uma organização da cooperação federada em educação.

Além do Prêmio Professores do Brasil, também faz parte da Iniciativa o Prêmio Gestão Escolar, voltado aos gestores da Educação Básica. Saiba mais em https://www.educadoresdobrasil.org.br/.

Diretoria de Ensino Médio e Técnico incentiva participação dos professores do IFPR

A Diretoria de Ensino Médio e Técnico (Demtec) da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) incentiva a participação dos professores do IFPR e solicita que os participantes informem pelo e-mail demtec.proens@ifpr.edu.br a sua candidatura. “Sabemos que há relevantes experiências pedagógicas de nossos professores que podem ser reconhecidas não apenas entre os colegas dos câmpus, mas também neste evento. Além disso, as experiências de nossos professores podem servir de estímulo aos profissionais de outras instituições”, afirma a Coordenadora de Ensino Médio e Técnico, Marissoni Hilgenberg.]]>