Proeppi participa de Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para Desenvolvimento – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Proeppi participa de Congresso Internacional

Na última terça-feira (07), a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) do IFPR esteve presente no II Congresso Internacional de Ação Comunitária e Cooperação para o Desenvolvimento.

A diretora de Extensão, Arte e Cultura, Mônica Luiza Simião Pinto apresentou a mesa “Extensão Universitária e Garantia de Direitos: experiência de diálogo”. Foram relatadas as experiências de ações de Extensão no IFPR, relacionadas ao Programa Institucional de Educação em Direitos Humanos do IFPR (PIDH).

Os projetos deste programa trazem como pano de fundo a garantia de direitos, com propostas que partem de uma metodologia baseada no diálogo direto com a comunidade, em que as demandas são apontadas pela própria comunidade.

Os resultados impactam diretamente os povos e populações envolvidas e contribuem significativamente no processo de formação integral dos estudantes, que atuam como protagonistas. O PIDH possui o histórico de 42 projetos desde 2018, que possuem fomento interno institucional.

Os projetos possuem as seguintes áreas temáticas: atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas, culturas afro-brasileiras, culturas dos povos originários tradicionais (indígenas), diversidade religiosa, diversidade sexual, políticas para grupos geracionais, políticas para mulheres, povos e populações tradicionais e/ou rurais e povos e populações de refugiados.