Professor do IFPR participará de evento no Centro Europeu de Física Nuclear – Instituto Federal do Paraná

Professor do IFPR participará de evento no Centro Europeu de Física Nuclear

O professor Marcelo Estevam, Câmpus Londrina, é um dos 30 escolhidos que irão conhecer o Centro Europeu de Física Nuclear (CERN, na sigla em inglês),  neste mês de agosto. O laboratório, que fica em Genebra, na Suiça,   é considerado o maior centro de pesquisas do mundo.

A expectativa neste ano é grande especialmente por conta da possível detecção de uma nova partícula, o Bóson de Higgs, prevista teoricamente pelo fisico britânico Peter Higgs atualmente com 83 anos de idade, aposentado, e que se dedicou à pesquisa na área de partículas subatômicas.

O Bóson de Higgs seria responsável por um campo e as partículas que interagissem com este campo ganhariam massa. E quanto maior fosse esta interação, mais massa teriam. Já os fótons, por exemplo, (que formam a luz) não interagiram com esse campo e, por isso, não têm massa.

Estevam é Pós-doutor em Física pela USP e graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina.“Lá [no CERN] é o lugar onde você vai unir Física e Engenharia para trazer aplicações para o mundo cotidiano num futuro próximo”.

Segundo Estevam, existe um compromisso, assumido pelos 30 professores das redes pública Estadual e Federal de todo o país, em repassar o conhecimento aquirido na viagem aos estudantes.

A missão é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O embarque está marcado para o dia 22 de agosto.