Publicado em
Foi realizada, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Curitiba, a palestra “A Ciência da Felicidade, práticas para ser feliz hoje”, voltada para servidores da Reitoria do IFPR.
Na ocasião, o servidor Hemerson Gonçalves Camelo, membro da Associação Brasileira de Psicologia Positiva, trouxe uma reflexão sobre o conceito de felicidade, apontando as diferenças entre felicidade hedônica e eudaimônica, conceitos da psicologia positiva, além de exemplos de práticas para ser feliz.
A palestra faz parte de um dos cinco projetos do Programa Crescer Servidor intitulado “Instituto Felicidade Paraná”, que visa desenvolver ações voltadas para o aumento da felicidade no âmbito do IFPR.
Eliane Mesquita, pró-reitora de gestão de pessoas, destaca que um ambiente de trabalho saudável e harmonioso é fundamental para o sucesso de qualquer organização.
“Organizações são feitas por pessoas, que trazem consigo suas histórias, objetivos e anseios. Buscam alcançar sucesso profissional, mas também evoluir em todos os aspectos de suas vidas, buscam ser felizes. Mas será que é possível ser feliz no trabalho?”, indaga Eliane.
A pró-reitora afirma que existe uma maneira científica de estudar a felicidade e de aplicar técnicas para que pessoas e instituições se tornem mais felizes.
“De acordo com pesquisadores das universidades de Harvard, Pensilvânia, Yale, Califórnia e Berkeley, nos Estados Unidos, sim. Essas universidades possuem inúmeras pesquisas sobre o tema, algumas há mais de 15 anos. No Brasil, a Universidade de Brasília é a primeira universidade pública a ter uma disciplina sobre felicidade”, afirma.
Segundo Eliane, pesquisas demonstram que pessoas felizes tendem a ser mais produtivas, criativas e saudáveis.
“Só isso já seria o suficiente para estudarmos a felicidade, mas um dado chama a atenção: segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de 2020 a depressão será a doença mais incapacitante do mundo. Neste sentido, a Progepe adianta-se na proposta de convidar os servidores do Instituto à reflexão sobre o tema,” enfatiza a pró-reitora.
Lançado durante a palestra, o Projeto Instituto Felicidade Paraná tem a finalidade de aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR.
Para dar continuidade às ações do projeto, será criado um grupo composto por servidores da Reitoria com o objetivo de desenvolver ações que estimulem emoções positivas no âmbito institucional.
Segundo Hemerson Camelo, o projeto terá início na Reitoria e no segundo semestre será levado aos campi. Para participar do grupo, o servidor deverá enviar um e-mail para hemerson.camelo@ifpr.edu.br, manifestando interesse até 29 de março. Os interessados participarão da capacitação básica em psicologia positiva.
“Para esse grupo, será ministrada uma capacitação de 8 horas sobre Ciência da Felicidade e Psicologia Positiva. Nessa capacitação, além de estudar a teoria, serão abordadas práticas que podem estimular as emoções positivas. O cronograma de ações será definido pelo grupo, bem como a periodicidade dos encontros para estudos, que deverão acontecer pelo menos uma vez por mês,” informa Hemerson.
São cinco projetos, que, articulados, têm a finalidade de desenvolver competências de liderança, aumentar a percepção de felicidade e melhorar a qualidade de vida pessoal e profissional do servidor do IFPR. São eles: “Eu, Servidor Educador”, “Inteligência Emocional Servidora”, “Líder Servidor”, “Instituto Felicidade do Paraná” e “Aposentação”.