Alunos do IFPR promovem conscientização sobre descarte correto de lixo eletrônico em parceria com a Prefeitura de Quedas do Iguaçu – Campus Quedas do Iguaçu

COMUNIDADE

Quedas do Iguaçu, 21 de junho de 2023. Os estudantes dos cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Informática do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão se unindo aos servidores do campus para realizar uma importante campanha de conscientização. Em parceria com a Prefeitura de Quedas do Iguaçu, eles estão trabalhando incansavelmente na semana de 19 a 23 de junho na Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico nas escolas municipais.

A iniciativa tem como objetivo principal conscientizar e estimular a população sobre a destinação adequada do lixo eletrônico, incluindo cabos, celulares, CDs, DVDs, eletrodomésticos, geladeiras, fogões, computadores e outros itens que receberam componentes eletrônicos. É de extrema importância garantir que esses materiais sejam descartados corretamente, pois, quando preparados de forma rotineira, podem causar danos ao meio ambiente.

O lixo eletrônico contém metais pesados ​​e substâncias degradantes que representam uma ameaça ao meio ambiente. Por isso, a coleta, classificação e destinação corretas desses materiais são essenciais para preservar o meio ambiente e proteger a saúde das pessoas.

A colaboração entre as instituições de ensino, como o IFPR, e o poder público, representado pela Prefeitura de Quedas do Iguaçu, é fundamental para alcançar resultados alcançados e impactar positivamente a comunidade como um todo. As parceiras visam fortalecer a conscientização ambiental e criar uma consciência coletiva em relação ao descarte responsável de resíduos eletrônicos.

Durante a semana da campanha, os alunos realizam palestras educativas nas escolas municipais, promovendo atividades práticas de conscientização e orientando a comunidade sobre a importância de separar e entregar corretamente os equipamentos eletrônicos em pontos de coleta designados.

O IFPR e a Prefeitura de Quedas do Iguaçu ressaltam o culto dessa iniciativa conjunta para a preservação do meio ambiente e convidam todos os cidadãos a participarem ativamente da campanha, entregando seus equipamentos eletrônicos obsoletos ou danificados nos pontos de coleta disponibilizados em diferentes locais da cidade.

Por meio do engajamento e da conscientização de todos, é possível promover uma mudança significativa na forma como lidamos com o lixo eletrônico, confiantes para um futuro mais sustentável e preservando a beleza natural de Quedas do Iguaçu.

Fotos disponíveis aqui.