Estudantes de Meio Ambiente participam do evento sobre Arborização Urbana – ERSAU e visitam aquário e zoológico em busca de conhecimento prático – Campus Quedas do Iguaçu

COMUNIDADE

Nos dias 28 e 29 de junho de 2023, o curso de Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio esteve no município de Toledo-PR, participando do VI Encontro Regional Sul de Arborização Urbana, que teve como tema “Arborização e suas interfaces: caminhos para uma cidade resiliente”. A participação dos estudantes no evento objetivou integrá-los em uma das muitas áreas de atuação profissional estabelecendo contato com professores, pesquisadores, gestores e profissionais da área. O evento promoveu diversas discussões que buscaram contribuir com a melhoria da gestão da arborização urbana, em especial pelas prefeituras municipais, assim como, estimular a formação de novos profissionais. Os palestrantes apresentaram exemplos exitosos em inovação e tecnologia que contribuem para a resiliência das cidades os quais serão trabalhados durante as aulas e aplicados em projetos de pesquisa ou extensão. Logo, o evento foi uma importante oportunidade para os estudantes ampliarem seus conhecimentos técnicos e vivenciarem a aplicabilidade direta dos conteúdos trabalhos em sala pelos diversos institutos de pesquisas e órgãos públicos ambientais, como o IAT.
Durante a viagem, os alunos visitaram o aquário municipal de Toledo que contém diversas espécies de peixes dulcícolas nativas e exóticas, e algumas delas em risco de extinção, como o pirarucu, proveniente da Amazônia e um dos maiores peixes de água doce do planeta.  Também houve a visitação guiada ao zoológico municipal de Cascavel-PR, localizado em uma área de preservação ambiental e com grande acervo biológico, como mamíferos, felinos, répteis e aves, inclusive espécies em extinção. Com o objetivo de preservar a flora e fauna local, bem como algumas nascentes do rio Cascavel, a visita ao zoológico proporcionou aos nossos estudantes uma aula prática integrando conteúdos de diversas unidades técnicas do curso.
Os alunos retornaram entusiasmados com a carreira ambiental e com inúmeras ideais para serem desenvolvidas no Campus e aplicadas no município de Quedas do Iguaçu. Agradecemos a bióloga da prefeitura de Toledo, Lilian Borges, pelo convite e apoio logístico e aos professores Vivian, Vitor e Flávio que acompanharam os estudantes no evento.