IFPR QUEDAS DO IGUAÇU COMEMORA A SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – Campus Quedas do Iguaçu

IFPR

IFPR QUEDAS DO IGUAÇU COMEMORA A SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Para comemorar a Semana Nacional e o Dia Mundial do Meio Ambiente, o IFPR Campus Avançado Quedas do Iguaçu promoveu uma série de atividades engajadoras, com o intuito de refletirmos sobre a nossa relação com o planeta e buscarmos maneiras de preservar e proteger os recursos naturais.

Plantio de árvore pela primeira turma do Técnico em Meio Ambiente

No dia 5 de junho, os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio se uniram para realizar o plantio de árvore simbolizando a primeira turma do Curso. O plantio da Araucária, apesar de ser uma atividade simbólica, possui grande impacto ao fortalecer os laços entre os estudantes e desenvolver uma maior conscientização ambiental. Além disso, a atividade deixou uma marca duradoura de sustentabilidade no campus.

Ideathon com a temática de Sustentabilidade

No dia 6 de junho, os estudantes e os servidores do campus participaram do Ideathon, um evento para gerar ideias inovadoras promovido pelo Sebrae. Durante o evento intensivo de brainstorming, os participantes foram incentivados a pensar em soluções criativas e sustentáveis para os desafios ambientais reais de diversas empresas locais e nacionais, com o intuito de promover práticas empreendedoras que respeitem o meio ambiente e gerem impacto social positivo. Os participantes trabalharam em equipes para desenvolver suas ideias e as apresentaram a um painel de avaliadores composto por parceiros do Sebrae e docentes do campus.

Cine Debate: Wall-E

No último dia das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, dia 7 de junho, foi organizada uma exibição especial do filme “Wall-E” alocada no Projeto de Extensão Cine Debate com a participação dos alunos e dos professores da Escola Estadual Alto Alegre e da Escola Municipal Quintino Bocaiúva.

O filme de animação da Pixar retrata uma história emocionante sobre um futuro distópico onde a Terra está devastada pela poluição e lixo. Após a exibição, houve uma discussão entre os participantes, abordando os temas levantados pelo filme, como consumo excessivo, dependência da tecnologia, geração de lixo e a importância da preservação ambiental.

A reflexão gerada pela obra estimulou o público a repensar seus hábitos e a buscar soluções sustentáveis para um futuro melhor. No fim do Cine Debate, cada participante foi presenteado com uma muda de árvore doada pela Usina Engie.

O IFPR agradece ao Sebrae e à Engie pela parceria na Semana Nacional do Meio Ambiente. Por meio das atividades desenvolvidas, o IFPR reforça o compromisso com a sustentabilidade e a formação de cidadãos conscientes e críticos, prontos para assumir um papel ativo na construção de um futuro mais verde e equilibrado para todos.