Professor do IFPR Quedas do Iguaçu Introduz o Pensamento Computacional no Dia da Informática – Campus Quedas do Iguaçu

IFTECH

No último domingo, 15 de agosto, o Centro Estadual de Educação Profissional Professora Naiana Babaresco de Souza, localizado em Laranjeiras do Sul, teve a honra de receber o Professor Danilo Giacobo, renomado docente do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Quedas do Iguaçu, para uma palestra impactante sobre Pensamento Computacional no Dia da Informática.

Com a crescente influência da tecnologia na sociedade contemporânea, o Pensamento Computacional emerge como uma competência essencial para os cidadãos do século 21. A palestra do Professor Giacobo trouxe luz sobre essa habilidade, que é incorporada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde os anos iniciais da educação.

O Pensamento Computacional abrange uma série de habilidades, como compreensão, análise, modelagem, resolução e automação de problemas, através da criação de algoritmos. Durante a palestra, os alunos puderam mergulhar nesse conceito e entender como ele está integrado às tecnologias que permeiam nosso cotidiano.

Uma vez concluída a palestra, os estudantes foram divididos em grupos e encararam o desafio de aplicar o Pensamento Computacional para propor soluções inovadoras a problemas da renomada Olimpíada Brasileira de Informática. Essa atividade prática permitiu que os alunos não apenas absorvessem o conhecimento teórico apresentado, mas também o aplicassem de maneira criativa e concreta.

A participação do Professor Danilo Giacobo, um profissional com vasta experiência no campo da educação e da computação, serviu de inspiração para os estudantes do CEEP Professora Naiana Babaresco de Souza, reforçando a importância de estar atualizado sobre as competências exigidas pelo mundo contemporâneo.

Eventos como esse demonstram o comprometimento das instituições educacionais em oferecer aos alunos oportunidades enriquecedoras, que transcendem o currículo tradicional e os preparam para os desafios do futuro digital. O IFPR Quedas do Iguaçu e o CEEP Professora Naiana Babaresco de Souza reforçam a parceria e o compromisso com o avanço educacional e tecnológico, moldando assim as mentes brilhantes de amanhã.