Servidores do IFPR participam de capacitação – Instituto Federal do Paraná

Servidores do IFPR participam de capacitação

A Progepe promove nesta semana, em parceria com a Esaf, um curso de Planejamento Estratégico. A capacitação foi solicitada pela Proplan no Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC2016) e customizada para atender necessidades de capacitação dos servidores do IFPR.

O curso, que conta com participantes de praticamente todos os campi do Instituto, começou nesta terça-feira (2) e segue até quinta-feira (4), totalizando 24 horas de atividades presenciais. As aulas são ministradas na sede do Ministério da Fazenda/Esaf-PR, que fica no centro de Curitiba.

De acordo com a Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DCA/Progepe), a ação é uma continuidade do curso de Planejamento Estratégico e Análise SWOT, realizado em 2015, também pela Esaf, e atende à uma solicitação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Participam do curso cerca de 30 servidores de diferentes unidades do IFPR cujas atividades envolvem noções ou atividades de planejamento.

O curso
A capacitação aborda temas vinculados ao Planejamento Estratégico e Análise SWOT, em nível intermediário, com destaque para experiências concretas desenvolvidas em outros órgãos da Administração Pública Federal (como ITA, Anac, Abin, BNDES, Embrapa, Bacen, entre outros).

Também são discutidos aspectos gerais do Planejamento Estratégico, como, por exemplo, a maneira como esse pensamento foi concebido e disseminado, além de outros conhecimentos e conceitos visando ao benchmarking* do IFPR.

*Benchmarking
Resumidamente, benchmarking é um instrumento de gestão que permite melhorar o desempenho de uma empresa ou instituição. A técnica consiste em identificar modelos de sucesso de uma outra organização ou de um departamento dentro da mesma organização, implementando-os, ou adaptando-os para implementação posterior.

No caso do IFPR, iniciativas ou estratégias de gestão de outros órgãos podem servir de inspiração para o desenvolvimento ou adoção de práticas e estratégias visando ao desenvolvimento da instituição.

Capacitação contínua
Na semana que vem, entre os dias 9 e 10 de agosto, servidores de diferentes unidades do Instituto participam de outro curso de capacitação, dessa vez em termos de referência para processos licitatórios, em Foz do Iguaçu. Essa atividade, coordenada pela Diretoria de Capacitação da Progepe em parceria com o Campus Foz do Iguaçu, é resultado do convênio com o Programa Enap em Rede e contará também com a participação de servidores públicos de diferentes instituições do Poder Executivo. As vagas para este curso já estão esgotadas.