Servidores participam de capacitação sobre o SIGA-EDU – Instituto Federal do Paraná

Servidores participam de capacitação sobre o SIGA-EDU

Representantes de todos os campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estiveram em Curitiba na última quarta e quinta-feira (20 e 21) para uma capacitação sobre o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Educação (SIGA-EDU). Este é o primeiro grupo de servidores da gestão acadêmica que recebem a formação. Progressivamente os coordenadores de cursos e professores também terão oportunidade de conhecer e utilizar o SIGA-EDU. Com a ferramenta, os docentes poderão fazer o lançamento de conceitos, frequências, consultar projetos e programas, entre outras funcionalidades.

O SIGA-EDU facilitará o acesso às informações sobre o ensino, a pesquisa e a extensão, por meio do cadastro de projetos de várias modalidades, programas, pesquisas, bolsas, parceiras e demais atividades com o envolvimento do IFPR, além, é claro, dos dados sobre os campi, seus cursos, estudantes, matrículas, e demais registros acadêmicos.

O Instituto Federal do Paraná pertence ao primeiro grupo de Institutos Federais da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que oficializou a adoção deste sistema em sua gestão institucional. O SIGA-EDU está sendo implantado progressivamente como o principal sistema de gestão de informações acadêmicas dos Institutos da Rede.

Todos os servidores – professores e técnicos administrativos – terão um cadastro no SIGA-EDU que possibilitará um melhor acompanhamento do crescimento de cada Instituto Federal e também de toda a Rede Federal de Institutos. Este é um dos objetivos do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) que com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) estão apoiando e incentivando a criação e adoção do SIGA-EDU pelos Institutos Federais.

Uma das vantagens do SIGA-EDU será a maior transparência das atividades feitas pelos e nos Institutos para a própria comunidade acadêmica que o constitui. Será possível, inclusive, fazer reservas para a utilização de ambientes de aprendizagem (salas, laboratórios, anfiteatros) pela internet.

Importante: O Sistema atual, o SISA, será mantido em operação!

O sistema de gestão acadêmica atualmente em uso e com os dados até 2010, o Sistema Integrado de Secretarias Acadêmicas (SISA), será mantido em operação normalmente. O SIGA-EDU será incorporado progressivamente à atual gestão de informações com os dados dos estudantes ingressantes em 2011 e com os dados de todos os atuais servidores do IFPR.

A implantação do SIGA-EDU está sob responsabilidade de uma equipe interdisciplinar composta por membros da Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Pós-Graduação (PREPPG) e da Assessoria de Informática e Telecomunicação (TI). O órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto SIGA é a Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (RENAPI) que disponibiliza em sua página de internet mais informações para a compreensão deste projeto: https://www.renapi.org/sigaepct/o-projeto.

Fonte: PREPPG