Servidores participam do I Seminário de Integração – Instituto Federal do Paraná

Servidores participam do I Seminário de Integração

Os servidores técnico-administrativos e docentes do Instituto Federal do Paraná (IFPR) participaram de 15 a 17 de dezembro do I Seminário de Integração realizado especialmente para as categorias. Além da integração entre servidores dos diversos campi, o evento buscou estimular a reflexão sobre a Proposta Político-pedagógica, valores e compromissos da Instituição. O local escolhido para a realização do encontro foi o Hotel La Dolce Vita – Lazer e Eventos, em São José dos Pinhais.

O I Seminário teve organização da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assuntos Estudantis (DIDEP/PROGEPE). Para a pró-reitora, Neide Alves, o Seminário é de fundamental importância tanto para a Instituição como para os servidores. “A realização de eventos desta natureza no IFPR, com a sua característica multicampi, é muito importante porque investe na integração efetiva, na troca de experiências principalmente entre os servidores que estão localizados geograficamente distantes  entre si”, destaca Neide.

Atividades

Na abertura oficial do encontro o Reitor Alipio Leal reforçou a importância do Seminário, destacando o contexto vivenciado pela Instituição. “O reitor não faz nada sozinho. Os responsáveis pelo sucesso de uma instituição são os servidores e, no caso do IFPR em que contamos com uma equipe pequena, a equipe assume um papel de muita relevância”, afirma.

O primeiro dia do encontro foi destinado a atividades coletivas e dinâmicas de grupos conduzidas por profissionais da Ânima Consultoria. As diversas atividades proporcionaram diálogo e troca de experiências entre os servidores. “Avaliamos que iniciativas como esta podem trazer resultados altamente positivos em curto prazo quanto ao compromisso  e o papel que cabe a cada servidor desta nova Instituição que nasce com uma proposta de transformação social”, afirma Neide.

Na terça-feira foi realizada a palestra “Projeto Político Pedagógico: A experiência da UFPR Litoral e a Proposta para o IFPR”, com a participação do Diretor da UFPR Litoral, Valdo Cavalet e a palestra  “Institutos Federais: histórico, rede federal e identidade institucional”, com o Assessor Especial, Eden Januário Netto.

No último dia os servidores participaram de mais dois debates: “Fundamentos da Ética no Serviço Público”, com o professor Carlos Alberto de Ávila e “EAD: uma estratégia de Inclusão Social, com José Carlos Ciccarino”. Além das palestras, cada pró-reitoria, campi, gabinete do reitor e o Sindicato dos servidores do IFPR apresentaram sua estrutura, objetivos e perspectivas.

Leia o que os servidores dizem sobre o Seminário

O evento mostrou o quanto é importante termos o conjunto dos servidores pensando em um objetivo comum e falando a mesma linguagem. Através da pesquisa de satisfação realizada pela PROGEPE no último dia do evento, cerca de 90% dos participantes julgaram o evento excelente, que atingiu o objetivo desejado através da troca de informações sobre o IFPR com um todo, além da necessária integração. Teremos outros eventos do gênero e esperamos contar com a participação integral de todos em cada um deles.
Samara Becker – Diretora de Desenvolvimento de Pessoas (DIDEP/PROGEPE)

“Na minha opinião, nosso I Seminário ficará para a história. Foi marcante, não só pelo conteúdo, mas também pela interatividade. Muito gratificante, só quem participou pode compreender a importância que teve este evento. Parabéns  a toda a equipe que organizou”.
Elenir Leite Marloch – servidora do Gabinete do Reitor.

“Gostei muito do evento e penso que foi muito proveitoso para todos os servidores que se fizeram presentes. No primeiro dia de integração todos puderam se conhecer melhor e ao final do dia foi clara a motivação do grupo. No segundo e terceiro dia, a estrutura do IFPR foi mostrada por seus dirigentes, o que possibilitou a visualização dos novos desafios que se apresentam para todos nós que compomos o IFPR.”
Marcelo Rodrigues da Silva – servidor da Pró-Reitoria de Interação com a Sociedade.

“Um dos pontos fundamentais que esse encontro com os outros colegas servidores e a administração superior proporcionou ao meu ver foi que trouxe esclarecimentos a respeito dos objetivos educacionais do IFPR dando entendimento que seu público alvo são aqueles cidadãos que tem menor possibilidade de acesso ao ensino e maior necessidade de ter uma capacitação para se defender enquanto indivíduo, ou seja, ter qualificação para buscar meios para prover sua sobrevivência na sociedade.  Além disso, o contato pessoal com o grupo de trabalho melhora as relações, a convivência, traz conhecimentos, firma amizades e  facilita a troca de informações e experiências nas rotinas de trabalho, dando margem até a deflagração de novas idéias e formas de fazer. Por sermos um grupo ainda pequeno em relação a todo volume de atividades que estão ativas no Instituto é fundamental mantermo-nos próximos e direcionados para um mesmo fim. Espero que este realmente tenha sido só o I Seminário e que isso se torne uma rotina e necessidade entre a Administração Superior e os servidores do IFPR”.
Silvana de Campos Sona – servidora do Campus Londrina

“O Seminário é uma oportunidade em que os servidores, sem distinção de cargo, função ou qualquer outra forma de hierarquia possam conhecer pessoas, seres humanos, que aliados formam uma grande força para levar o IFPR a atingir seu principal objetivo: a educação”.
Leandro Kowalski – servidor do Campus Paranaguá.