Estudante do IFPR é selecionado para estudar no Canadá – Campus Telêmaco Borba

Estudante do IFPR é selecionado para estudar no Canadá

O estudante Caio Eduardo Macedo, do Campus Telêmaco Borba, foi selecionado pelo programa CICan Scholarships for Brazilian IF Students para estudar no Canadá por um período de 14 meses, com início previsto para setembro de 2016 e término para dezembro de 2017.

Caio receberá uma bolsa de estudos que cobrirá as despesas com passagens aéreas de ida e volta Brasil-Canadá-Brasil, material de estudo, moradia, seguro médico internacional, taxas escolares e despesas com testes de idiomas, além de uma bolsa de manutenção pessoal durante o período de permanência no Canadá.

O programa foi desenvolvido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) em colaboração com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o objetivo de selecionar estudantes brasileiros para estudarem em território canadense. As bolsas serão integralmente financiadas pelo CICan e proporcionarão aos discentes a oportunidade de melhorar sua proficiência em língua estrangeira, além da oferta de complementação de sua formação acadêmica, através da mobilidade internacional.

“É com muito orgulho que recebemos esse resultado!”, comemora Renata Maria Ferreira, Coordenadora de Relações Internacionais do IFPR – setor responsável por organizar a chamada interna de seleção. “O Caio obteve ótima nota na prova escrita e foi até a final, inclusive fazendo o esforço de vir a Curitiba para realizar o TOEFL“, explica Renata, referindo-se ao exame de proficiência em língua inglesa, o qual foi disponibilizado gratuitamente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) aos estudantes do Instituto. O diretor do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR, professor Luiz Gardenal, e a coordenadora do TOEFL, Ana Carolina da Silva, foram os responsáveis por organizar a aplicação.

Outro estudante do IFPR, Gabriel Dal Fovo, do Campus Paranaguá, também participou da etapa final de seleção, que consistiu de entrevista on-line, por meio do WebEx.