Três trabalhos do IFPR estarão na Febrace em 2016 – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Três trabalhos do IFPR estarão na Febrace em 2016

Publicado em

Copiado!

O Instituto Federal do Paraná terá três representantes na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a ser realizada na data prevista de 15 a 17 de março de 2016 na Universidade de São Paulo (USP). Os finalistas são dos campi de Campo Largo, Curitiba e Paranaguá.

O Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) do IFPR, pôde indicar dois trabalhos para o evento.
Nesta edição, os escolhidos foram: “Elekto – Desenvolvimento de uma urna de baixo custo para votação eletrônica”, dos alunos do Campus Curitiba Marianna Schneider, Claudia Bilyk e Anderson Lima, orientados pelo professor Paulo Roberto Vieira Júnior, e “Projeto e desenvolvimento de um aquário autônomo com sistemas embarcados”, da estudante do Campus Campo Largo Karyn Watanabe, com orientação da docente Dailhane Bassinello. Em 2015, o
Se²pin aconteceu de 19 a 22 de outubro, em Paranaguá/PR, com o tema “Irradiando Ciência, Tecnologia e Cultura”.

O outro trabalho destacado é do Campus Paranaguá: “Blue eye drive – Sistema de visualização de sons de sirenes e buzinas como recurso à direção de veículos por deficientes auditivos”, dos discentes Beatriz Bonafini e Patrik Rieger, orientados pelo professor Rafael Rogora Kawano. “Mal sabíamos que uma ideia simples – sinalizar sons auxiliando o surdo a dirigir – traria novamente a alegria para o Campus Paranaguá em estar entre os finalistas da região sul na Febrace. A nossa equipe é ainda pequena, somos três, mas vestimos a camisa quando o assunto é Blue eye drive!”, afirma Beatriz.  

Na edição anterior da Feira, o IFPR foi premiado com “Projeto Wave IFPR – Protótipo de Conversão de Energia das Ondas do Mar em Energia Elétrica”, desenvolvido por estudantes do Campus Paranaguá. Veja como foi nesta matéria.

A Febrace é a maior feira de ciências e engenharia do país e desde 2003 dá a oportunidade para alunos apresentarem seus projetos nas áreas de Engenharia, Ciências Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Biológicas, da Saúde e Agrárias.]]>

Topo