Projeto de extensão oferece simulado on-line aos candidatos do Processo Seletivo 2017 – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Logo após realizar a inscrição e o pagamento da taxa de um processo seletivo como o do IFPR, uma nova preocupação passa a dominar os pensamentos de muitos candidatos: a preparação para a prova.
Foi pensando nessa necessidade que, em 2013, um grupo de professores e estudantes do Curso Técnico em Informática para a Internet do Campus Telêmaco Borba criou o aplicativo FacEduc, que permite ao usuário a realização de uma prova simulada com base nos testes reais de anos anteriores do Processo Seletivo do IFPR.

A ferramenta nasceu dentro do projeto de extensão “Simulados eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR”, que no ano seguinte, transformou-se em um projeto de pesquisa, com o objetivo de analisar as contribuições das Tecnologias Educacionais aos candidatos dos processos seletivos da instituição.

A análise do desempenho do aplicativo dentro pelo projeto de pesquisa seguiu até 2015. Em 2016, transformou-se novamente em um projeto de extensão, com a atualização dos simulados por meio da inclusão das questões do último processo seletivo.

Atualmente, o projeto de extensão envolve dois estudantes do curso Técnico em Informática para a Internet, Maria Fernanda Muller e Luis Oliveira, orientados pelo professor João Henrique Berssanette.

Acessando o aplicativo

Na página do FacEduc há um vídeo que explica como acessar o simulado no aplicativo. No endereço, o interessado deve procurar, com a ajuda da barra de rolagem da página, a opção Simulados Eletrônicos do Processo Seletivo do IFPR, onde poderá escolher a área – Matemática, Ciências, Português, Estudos Sociais, Geografia e História – em que deseja fazer o simulado.

Após a realização do teste pelo candidato, o aplicativo fornece um diagnóstico dos conhecimentos dos estudantes nas disciplinas selecionadas. Atualmente, o simulado oferece questões das provas destinadas a seleção de alunos para os cursos técnicos de nível médio.

Sobre o Processo Seletivo 2017

No Processo Seletivo 2017 do IFPR, que oferece cursos técnicos de nível médio e superiores, serão cobrados conhecimentos dos últimos anos do Ensino Fundamental (para o ingresso nos cursos técnicos de nível médio, nas formas de oferta integrado e subsequente) e do Ensino Médio (para os cursos superiores nas formas de oferta de tecnologia, bacharelado e licenciatura). Mais informações sobre o conteúdo das provas podem ser conferidas no Anexo VII dos editais que regem o processo de seleção.

As provas serão realizadas no dia 11 de dezembro de 2016, nas cidades que possuem um campus do IFPR. Cada candidato deverá realizar a prova no município do campus em que é ofertado o curso pretendido. A partir do dia 06 de dezembro, a banca organizadora do processo seletivo do IFPR divulgará o ensalamento dos candidatos.