Campus Campo Largo realiza capacitação de professores sobre Inclusão Escolar – Instituto Federal do Paraná

Campus Campo Largo realiza capacitação de professores sobre Inclusão Escolar

Em parceria com a prefeitura municipal, o Campus Campo Largo do Instituto Federal do Paraná realiza, nos próximos dias 02 e 23 de setembro, curso de capacitação de professores da rede municipal da cidade sobre Inclusão Escolar. As temáticas apresentadas são: “Deficiência Intelectual”, na terça-feira (2), e “Tecnologia Assistiva”, no dia 23.

No dia 02, 9º encontro do curso de capacitação, será ministrada palestra pela Professora Tânia Mara Otto, com o tema “Deficiência Intelectual”, que abordará os graus de deficiência intelectual e a linha tênue entre o potencial real do aluno e subestimação de capacidades e habilidades.

Já no dia 23 de setembro, último encontro do curso, o Professor Francisco Godke e a Professora Elisangela Reinaldin Lichetta falarão sobre “Tecnologia Assistiva”, termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão.

Segundo a coordenadora do projeto, Ângela Paloma Wiedemann, Tradutora/Intérprete de Libras do IFPR, “as atividades estão sendo encaminhadas com êxito, a parceria com a prefeitura de Campo Largo tem sido fundamental para que este projeto seja efetivado. As atividades se encaminham de modo que a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tornem-se reais, pois há um constante ensino-aprendizado em sala de aula entre aluno-aluno e aluno-palestrante, e esse ensino é retransmitido quando estes educadores retornam para suas respectivas escolas. A pesquisa é constantemente estimulada e existe uma troca de experiências e de conhecimentos vivenciados entre todos os participantes”.

O curso de capacitação teve início em 2014 e já abordou temas como os seguintes:  Educação: conceitos e fundamentações; Educação Inclusiva; Documentário Olhos Azuis; Cegueira e Baixa Visão; Cegueira do Conhecimento; Vendo Vozes e Dia de Vivência.

O encerramento acontece no dia 07 de outubro, com uma confraternização entre palestrantes, participantes da capacitação e servidores do IFPR.]]>