Alunas egressas do IFPR publicam capítulo em livro de pesquisadoras da UFPR – Campus Curitiba

Alunas egressas do IFPR publicam capítulo em livro de pesquisadoras da UFPR

As alunas egressas Michele Kosniyzeko dos Santos, Rafaella de Aragão Borges e Rhayane Duarte Rabelo, dos cursos de Petróleo e Gás e Administração, respectivamente, foram convidadas a escrever um artigo para o livro das professoras pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná, Ana Cláudia Urban e Nadia Gaiofatto Gonçalves, sobre a experiência que tiveram no trabalho realizado no projeto do professor Edilson Aparecido Chaves sobre os documentos e arquivos da Mate Real.

As alunas trabalharam inicialmente como voluntárias e depois como bolsistas PIBIS e PIBIC/JR entre os anos de 2015 e 2017.

No capítulo, intitulado “Estudantes escrevem história a partir de arquivos tradicionais: da preservação à produção de materiais didáticos digitais”, elas apresentam o projeto de ensino e pesquisa, descrevendo a metodologia aplicada, o acervo documental atualmente pertencente ao IFPR Campus Curitiba, e apresentam os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto, em especial, os materiais didáticos produzidos pelas estudantes para serem incorporados às aulas de História.

Sobre o Projeto

O projeto “O que é isso? Um monte de papel velho! Ressignificação de fontes por jovens estudantes” vem sendo desenvolvido desde 2014 no Campus Curitiba e conta hoje com as arquivistas Petra Laus Henning e Debora dos Santos Oliveira, que trabalham junto aos alunos do projeto com a organização do acervo.

As alunas egressas seguiram seus caminhos como pesquisadoras e hoje Michele e Rafaella concluíram seus cursos de Psicologia e Direito, respectivamente, enquanto Rhayane segue sua trajetória no campo da Medicina.

O livro pode ser encontrado no site da Editora Appris (https://editoraappris.com.br/) e inserindo o código HISTORIA20 tem um desconto de 20%.