Servidores do IFPR participam de curso de multiplicadores em Eficiência Energética em Edificações – Campus Curitiba

pesquisa

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) marcou presença de destaque no curso de multiplicadores na área de Eficiência Energética em Edificações, promovido pelo Projeto EnergIF, Convênio nº ECV-PRFP-004/2021. O curso foi realizado entre os dias 29 de maio e 02 de junho no Câmpus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), reunindo um total de 30 participantes.

Dos 30 participantes, 10 servidores do IFPR foram selecionados para participar do curso, representando a maior delegação da região sul do país. A presença expressiva do IFPR demonstra o comprometimento da instituição em promover a eficiência energética e buscar soluções sustentáveis nas edificações.

O curso teve como objetivo capacitar os participantes para atuarem como multiplicadores de conhecimento na área de eficiência energética em edificações, visando promover a conscientização e a implementação de práticas sustentáveis nas instituições de ensino.

Os servidores do IFPR que participaram do curso foram:

1. Bruno Felipe Venancio
  2. Carlos Eduardo Maffini Santos
  3. Grazielli Bueno
  4. Hugo Feitosa Jurca
  5. Jacinto Roberto Vieira de Lima
  6. Máriam Trierveiler Pereira
  7. Rodrigo Barriviera
  8. Rogério Pereira dos Santos
  9. Vanessa Vogt
  10. Wylliam Salviano Gongora

Durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre eficiência energética em edificações, adquirindo habilidades para atuarem como multiplicadores desse conhecimento em suas respectivas instituições. Foram abordados temas como gestão energética, auditoria energética, sistemas de iluminação eficiente, climatização e isolamento térmico, entre outros.

Além da parte teórica, o curso proporcionou atividades práticas, permitindo que os participantes aplicassem os conhecimentos adquiridos em estudos de casos e análise de projetos reais. Essa abordagem prática contribuiu para o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes no uso de energia nas edificações.

Com essa iniciativa, o IFPR reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a busca por um futuro mais consciente e ambientalmente responsável.

Os servidores do IFPR que participaram do curso retornam à instituição com bagagem acadêmica e profissional ampliada, prontos para compartilhar o conhecimento adquirido e impulsionar projetos e iniciativas que visem a eficiência energética no âmbito institucional.

O IFPR parabeniza seus servidores pelo engajamento e dedicação demonstrados no curso de multiplicadores, ressaltando o seu papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Confira as fotos:

Texto: Profa. Vanessa Vogt