Estudantes de escolas públicas são maioria no Processo Seletivo de Paranaguá – Instituto Federal do Paraná

Estudantes de escolas públicas são maioria no Processo Seletivo de Paranaguá

O Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá, divulgou nesta terça-feira, 3, o perfil dos 1.713 inscritos no processo seletivo 2009.

Imagem do Campus Paranaguá, localizado na rua Antônio Carlos Rodrigues, 453, Porto Seguro.

Dos 1.713 inscritos no Processo Seletivo 2009 do Campus Paranaguá, 74.4% são oriundos de escolas púbicas. O dado é um dos indicativos mais importantes constatados pelo Perfil dos Candidatos, pois vai orientar as políticas desenvolvidas pela instituição para atender a demanda deste público.

O perfil geral aponta para jovens do sexo masculino (59.8%), solteiros (74.6%) e que residem com os pais, em Paranaguá (62.5%). Com relação à idade, 39.1% vão completar mais de 23 anos em 2009 e 12.6% tem menos de 16 anos, a diferença de idades se justifica por serem ofertadas duas modalidades de cursos técnicos: uma integrada ao ensino médio, e outra subseqüente, ou seja, que exige ensino médio concluído.

Renda

A renda é outro elemento que define o perfil dos futuros estudantes do Campus Paranaguá. O orçamento do grupo familiar de 40.8% varia de R$ 761,00 a R$ 1.520,00. Outros 23.8% têm renda de até R$ 760,00. Em 49.9% dos casos duas pessoas contribuem para a obtenção da renda familiar e 39.5% dos inscritos afirmam que apenas uma pessoa da família é responsável pela composição do orçamento.

Outro indicativo mostra que 55.3% não exercem nenhuma atividade remunerada no momento e 34.1% trabalham período integral. Além disso, 34.6% afirmam que precisarão trabalhar desde o primeiro ano do curso, em tempo integral; 29.1% não sabem se será necessário trabalhar, e 20.7% não vão precisar de atividade remunerada no decorrer dos estudos.