HQ desenvolvida por estudantes de Meio Ambiente é usada para promover a Educação Ambiental nas escolas – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

HQ “Os separadores: contra os perigos da poluição” aborda, de forma lúdica, conceitos ligados ao gerenciamento de resíduos sólidos

Egressos e uma estudante do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu mantêm vivo um projeto que teve início em 2020. Trata-se da história em quadrinhos intitulada “Os Separadores: contra os perigos da poluição”, desenvolvida pelos ex-alunos Mariana de Souza Fengler e Jonas Franke Raupp, sob orientação das professoras Fernanda Rubio e Kayla Garmus. Na última semana, alguns componentes estiveram no Colégio Estadual Pioneiros e desenvolveram um trabalho com 50 adolescentes matriculados no 6º ano do Ensino Fundamental II.

Na ocasião, foi aplicado um questionário aos alunos sobre suas percepções acerca da coleta seletiva, sem que houvesse contextualização sobre os tópicos abordados. Na sequência, a cartilha foi entregue aos estudantes para que realizassem a leitura da HQ. Na sequência, estes mesmos estudantes responderam um novo questionário, com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido e medir suas impressões sobre a HQ. As cartilhas foram doadas aos estudantes que coloriram a mesma.

Após a coleta, os dados serão organizados em gráficos e analisados qualitativamente, seguindo o desenvolvimento do estudo de trabalho de conclusão de curso da aluna do curso técnico em Meio Ambiente, Julienne Wanderer Meira. A aluna também foi responsável pela revisão e organização final da cartilha.

“A ideia é avaliar o uso da HQ como uma ferramenta de educação ambiental, ajudando a disseminar, de forma lúdica, conceitos como gerenciamento, classificação e reaproveitamento de resíduos, destinação de rejeitos e reciclagem de resíduos orgânicos”, explica a professor Fernanda Rubio.

Sobre a HQ

A concepção da HQ é dos egressos Mariana Fengler e Jonas F. Raupp, responsável, também, pelas ilustrações. A arte gráfica foi desenvolvida por Julia Viezze.

A cartilha apresenta 37 quadrinhos e conta com três personagens principais, que representam a caracterização dos 3’Rs (Reciclar, Reduzir e Reutilizar) enquanto confrontam os Trashers, vilões que correspondem aos impactos negativos que as ações humanas podem causar com o gerenciamento inadequado dos resíduos, sanando as dúvidas desta temática que podem estar presentes no dia a dia dos estudantes.

Além de ensinar de forma lúdica e didática, a cartilha faz um convite à ação, convocando os leitores a também se tornarem “heróis separadores”.