Abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2012 – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo IFPR 2012

Publicado em

Copiado!

Foram abertas nesta terça-feira (11) as inscrições para Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos presenciais. As inscrições seguem até o dia 10 de novembro. A taxa é de R$ 35. Podem solicitar isenção da taxa os candidatos que participam de programas sociais de renda, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas.

Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas mantidas pelo Poder Público e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas.

O Processo Seletivo será realizado simultaneamente em Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba, em uma única fase no dia 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde.

A prova para os cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e concomitante (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia).

O IFPR
O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

Mostra de Cursos
Nos meses de outubro e novembro, praticamente todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos todos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário desses eventos em cada cidade está disponível no hotsite ifpr.edu.br/mostra/.

Cursos
A relação completa dos cursos técnicos para 2012, divididos por câmpus, está disponível em um Guia, disponível para download https://www.ifpr.edu.br/mostra/guia.php.

Edital do processo seletivo e o formulário de inscrições

Topo