IFPR seleciona estudantes para os cursos técnicos em Aquicultura e Cerâmica – Instituto Federal do Paraná

IFPR seleciona estudantes para os cursos técnicos em Aquicultura e Cerâmica

Foram publicados na última sexta-feira (7) o Edital 007/2013 e o Edital 008/2013 que regem os processos seletivos simplificados para os cursos técnicos em Aquicultura e Cerâmica. Ao todo, serão disponibilizadas 56 vagas. Estão aptos a concorrer os candidatos que já tenham concluído o ensino médio. O curso técnico em Aquicultura será ofertado no Câmpus Foz do Iguaçu e o curso técnico em Cerâmica será no Câmpus Campo Largo. Cada processo seletivo simplificado terá prazos de inscrição e metodologias de seleção próprios. As inscrições são gratuitas.

Seleção de estudantes para o Curso Técnico em Cerâmica se dará por Sorteio Público

No Câmpus Campo Largo, o Edital 008/2013 rege o processo seletivo para 16 vagas no curso técnico em Cerâmica subsequente. O curso será ofertado no turno noturno e tem dois anos de duração.

Os candidatos inscritos serão selecionados em sessão pública por meio de sorteio, a ser realizado no dia 22 de julho de 2013. O acesso ao local do sorteio, entrega das fichas de inscrição aos candidatos e preenchimento da ficha se dará das 18h às 19h30. Às 19h30, serão fechadas as portas de acesso ao local do sorteio. Das 19h30 às 20h30 acontece uma palestra de lançamento do curso técnico e, às 21h, acontece o sorteio público.

O registro acadêmico dos estudantes será realizado nos dias 29 e 30 de julho de 2013, na Secretaria Acadêmica do Câmpus Campo Largo. Os documentos necessários para matrícula estão descritos no Artigo 22 do Edital 008/2013.

O curso tem início no segundo semestre letivo de 2013.

Curso técnico em Aquicultura oferece 40 vagas para estudantes brasileiros e paraguaios

O processo seletivo simplificado regido pelo Edital 007/2013 oferece 40 vagas pra o Curso Técnico em Aquicultura noturno. O curso técnico é subsequente – ou seja, destinado àqueles que já concluíram o Ensino Médio – e tem a duração de dois anos.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 de junho e 05 de julho de 2013 por meio de formulário eletrônico disponível na página do Câmpus Foz do Iguaçu . Todas as informações fornecidas na inscrição serão validadas na matrícula através da apresentação da documentação solicitada nos artigos 32 e 33 do Edital 007/2013.

Idade e tempo de conclusão do ensino médio são critérios para classificação para curso técnico em Aquicultura

A seleção dos candidatos inscritos para o curso técnico em Aquicultura obedecerá à classificação por ordem decrescente de pontuação, obtida pela soma da idade do candidato com o número de anos decorridos da conclusão do ensino médio até a inscrição no processo de seleção.

Após a publicação do resultado preliminar, o candidato terá os dias 11 e 12 de julho para recorrer por meio de formulário próprio (Anexo VI do Edital 007/2013), entregando-o na Secretaria Acadêmica do Câmpus Foz do Iguaçu. O resultado final do Processo Seletivo para o curso Técnico em Aquicultura será divulgado no dia 16 de julho de 2013, nos quadros de avisos do Câmpus Foz do Iguaçu e na página www.foz.ifpr.edu.br.

O registro acadêmico dos classificados no curso será realizado nos dias 17, 18 e
19 de julho de 2013, em horário a ser divulgado no endereço eletrônico www.foz.ifpr.edu.br junto ao resultado dos classificados no Processo Seletivo.

O início das aulas está previsto para o dia 01 de agosto de 2013.

Reserva de vagas para o curso técnico em Aquicultura

Do total de vagas oferecidas pelo Câmpus Foz do Iguaçu neste processo de seleção, 50% das vagas serão reservadas às cotas sociais, que atendem aos candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita. Das vagas destinadas às cotas raciais, 20% – 8 vagas – são de inclusão racial, disponibilizadas para estudantes autodeclarados de cor preta ou parda e 5% – 2 vagas – são destinadas a candidatos autodeclarados indígenas.

Outras quatro vagas – 10% do total – serão destinadas ao Programa Executivo Educacional entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República do Paraguai, que atende as cidades fronteiriças de Hernandárias e Ciudad Del Este. Um total de dez vagas – 25% – são destinadas à concorrência geral.