Inscrições para os cursos técnicos e superiores do IFPR começam na próxima terça-feira (27) – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo

Cartaz do Processo Seletivo do IFPR. No canto superior esquerdo, há a marca do IFPR. No centro, quatro estudantes: um cadeirante; uma menina preta de cabelos trançados; um menino preto de cabelos encaracolados e uma menina de pele clara e cabelos lisos e pretos. Ao centro há uma silhueta vazia com os dizeres: "Seu Lugar é aqui". No rodapé dos cartazes há um resumo com as principais datas do PS (que constam no corpo da matéria).
Cartaz do Processo Seletivo IFPR 2023-2024: neste ano, pela primeira vez, os modelos da campanha de divulgação são estudantes matriculados no IFPR.

As inscrições para os cursos de graduação e para os cursos técnicos de nível médio do IFPR terão início na próxima terça-feira (27) e seguirão até o dia 10 de agosto de 2023. No total, por meio deste processo seletivo, são ofertadas 6.915 vagas em 181 cursos presenciais.

Os editais foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça (20):

Todos os cursos do IFPR são gratuitos – o Instituto não cobra qualquer tipo de mensalidade.

Inscrição e isenção da taxa de inscrição

A taxa de inscrição, que tem o intuito de custear despesas com a realização do certame, como a elaboração e a aplicação das provas, é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os de graduação.

Estudantes que comprovarem não ter condições de pagar esta taxa podem solicitar a isenção até o dia 12/07.

Banca organizadora

A banca organizadora deste processo seletivo será, novamente, o Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Informações e documentos sobre o certame serão publicadas na página do Processo Seletivo IFPR 2023/2024 dentro do Portal do NC:

Página do Processo Seletivo IFPR 2023/2024 no portal do NC.

Provas

A aplicação das provas será em uma única fase no dia 8 de outubro simultaneamente em Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Cursos técnicos integrados, subsequentes e de graduação

Os cursos que terão vagas preenchidas por meio deste processo seletivo são destinados a estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também aos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.

Cursos técnicos

Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.

Cursos técnicos subsequentes: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo ao estudante habilitação profissional técnica de nível médio.

Cursos de graduação

Cursos de Bacharelado: curso superior com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.

Cursos de Licenciatura: curso superior com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.

Cursos de Tecnologia: curso superior que possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

No ato da inscrição, o candidato poderá optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou às destinadas à política de inclusão adotada pelo IFPR – neste processo seletivo, como ocorreu em anos anteriores, 80% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à inclusão social.

Atenção: para as vagas de inclusão, não serão aceitos candidatos que tenham cursado algum dos anos/séries do Ensino Médio em escola privada, mesmo com bolsa de estudos parcial ou integral, e candidatos que tenham estudado em escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais, ainda que a escola frequentada pelo candidato seja mantida por convênio com o poder público, assim como não serão aceitos candidatos que tenham realizado seus estudos no exterior.

O detalhamento das cotas está disponível nos editais (leia o item 4 – dos cursos e vagas)

Cursos e vagas

Confira os cursos ofertados no campus de seu interesse no Anexo II dos editais (“ANEXO II – CURSOS E VAGAS OFERTADOS”).

Mais informações

Fique atento aos canais de comunicação do IFPR e receba informações sobre o Processo Seletivo IFPR 2023/2024:

Siga, curta, compartilhe!

#IFPR #SeuLugarÉAqui.