Pesquisa desenvolvida no IFPR Campus Palmas é mencionada em Jornal da Espanha – Campus Palmas

pesquisa

Pesquisa desenvolvida no IFPR Campus Palmas é mencionada em Jornal da Espanha

O Jornal Espanhol “El día de Córdoba” citou o IFPR – Campus Palmas por pesquisa desenvolvida em parceria com a Universidad de Córdoba. A pesquisa em questão trata-se de um artigo científico desenvolvido pelo Prof. Dr. Jessé Fink, do Colegiado de Agronomia do Campus, e Prof. Dr. António Sánchez-Rodríguez, da Universidad de Córdoba – Espanha, com colaboradores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Estadual de Maringá, que foi publicado na renomada Revista Journal of Environmental Management.

O estudo em questão avaliou a aplicação de resíduos líquidos salinos, neste caso oriundos da produção de heparina como fertilizantes em uma rotação de milho e soja. Os resultados indicaram que os rendimentos das lavouras aumentaram após a aplicação dos resíduos, incluindo a maior absorção de nutrientes. A principal preocupação se dava em torno da salinização do solo devido à alta quantidade de sódio presente nos resíduos salinos. Porém, observou-se que mesmo com a aplicação de doses elevadas de resíduos salinos, o teor de sódio no solo diminuiu após três meses devido ao alto volume de precipitação.

Estes resultados foram importantes para se entender o que acontece quimicamente com o solo após as aplicações de resíduos salinos em um ambiente como o da cidade de Palmas. Além disso, outras análises estão sendo realizadas para entender o que ocorre com o solo do ponto de vista microbiológico, mineralógico e físico, destaca Prof. Jessé Fink. O professor comenta, também, a parceria com a Universidad de Córdoba, afirmando que já há alguns anos trabalham juntos, sempre buscando melhorar os trabalhos desenvolvidos, da mesma forma que ocorre com as parcerias com outras instituições.

Ainda, em breve, pesquisadores da Universidad de Córdoba irão ministrar um curso sobre Olivicltura aberto à toda comunidade. Isso faz parte de um processo de internacionalização do IFPR, comenta Prof. Jessé Fink.

Acesse a notícia na íntegra, publicada no El día de Cordobá.