Estágio com Pesquisa: licenciandas em Letras do Campus Palmas apresentam trabalho no Congresso de Educação da UFSCar – Campus Palmas

pesquisa

Nos dias 13 e 14 de abril de 2023, as acadêmicas do quinto período do Curso de Licenciatura em Letras, do IFPR Campus Palmas, Juliane Carvalho e Luzia Escongisk, participaram do Congresso Nacional de Educação, Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Escolar, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, SP. As estudantes apresentaram e publicaram o trabalho intitulado Estágio com Pesquisa: reflexões acerca do ensino de Língua Portuguesa no ensino fundamental à luz da Pedagogia Histórico-Crítica, que compreendeu os impactos negativos na relação professor-aluno mediada pelas apostilas frequentemente adotadas em instituições de ensino da educação básica.

O trabalho é resultado dos estudos realizados no componente de Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, ministrado em 2022-1, pela professora Bruna Marinho, no Curso de Letras. A perspectiva dos estudos e das atividades realizadas pelas estudantes no estágio constituem uma vertente da pesquisa da docente registrada no Cope, do Campus Palmas, Estágio com Pesquisa no Curso de Letras: articulação da teoria à prática na formação docente à luz da Pedagogia Histórico Crítica. A pesquisa da docente está aberta para receber estudantes interessados em desenvolver iniciação científica na área.