Trabalho científico do IFPR Campus Palmas ganha 3° terceiro lugar no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia – Campus Palmas

ciência

Entre os dias 29/08 e 02/09/2022 ocorreu o III Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia que, por meio de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, propôs mostrar os avanços em Ciência e Tecnologia em suas mais diversas atuações. O Campus Palmas foi representado pela aluna do curso de Farmácia Juciele Stadnik, que sob orientação das professoras do Colegiado de Química Dra. Aline Rocha Borges e Msc. Edneia Durli Giusti, apresentou o trabalho intitulado “Investigação do ponto de carga zero da biomassa de laranja para posterior utilização como biossorvente de metais”.

O trabalho concorreu com outros 72 da área de ciências exatas e da terra e foi premiado como o terceiro melhor. Este trabalho faz parte do projeto Biossorção de íons metálicos em solução aquosa utilizando materiais lignocelulósicos naturais ou modificados, o qual desde 2020 é coordenado pela professora Aline Rocha Borges. Atualmente, o projeto conta com 5 alunos de iniciação científica.

A professora menciona que este é um projeto que visa a utilização de biomassas para a remoção de metais em soluções aquosas, portanto contribui com o campo científico para a utilização de alternativas viáveis economicamente, biodegradáveis e que minimizem a formação de resíduos.