Projeto PAIPE “Que assunto é esse?” realiza encontro de encerramento – Campus Palmas

paipe

Projeto PAIPE “Que assunto é esse?” realiza encontro de encerramento

Aconteceu na manhã dessa segunda (19) o último encontro do Projeto “Que Assunto é Esse?”, projeto de ensino contemplado pelo edital PAIPE no segundo semestre desse ano letivo. A equipe do projeto foi formada pelo professor Ildo dos Santos Ferreira (docente de Sociologia do campus Palmas) e contou com a participação das bolsistas Gabriely Eschembach (3° ano do curso Técnico em Serviços Jurídicos) e Isadora Ferronato (3° ano do Técnico em Alimentos), ambas discentes do campus Palmas.

Durante os últimos dois meses, foram realizados encontros para reflexões e debates sobre temas e questões importantes para as relações em nossa sociedade: violência contra a mulher e feminicídio, racismo, xenofobia e LGBTfobia serviram de base para encontros entre os participantes do Projeto e as pessoas interessadas no evento.

Assim como aconteceu nos encontros anteriores, foi utilizado um recurso audiovisual para nortear a discussão e pavimentar os apontamentos feitos pelos participantes. No caso desse encontro de encerramento, o assunto debatido foi “Direitos Humanos”, uma vez que acaba englobando não apenas os temas discutidos anteriormente, mas também outros que dizem respeito às relações sociais e que muitas vezes não encontram espaços para serem debatidos pelos integrantes da comunidade acadêmica.

O PAIPE (Programa de Apoio à Implementação DE Projetos de Ensino) foi uma realização da Pró Reitoria de Ensino do IFPR, sendo que os projetos contemplados estão em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do campus, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e em diálogo com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais.

Vale destacar que os projetos inscritos contribuiram para o processo de aprendizagem dos/as estudantes, êxito escolar e promover o enfrentamento e a superação de dificuldades, mediante a concessão de bolsas estudantis aos projetos selecionados.