Campus Palmas tem Mestrado aprovado pela Capes – Campus Palmas

pós-graduação

Campus Palmas tem Mestrado aprovado pela Capes

Na tarde de hoje (29) o Curso de Mestrado em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu, que vinha sendo desenvolvida desde setembro de 2021, foi pensada e idealizada no âmbito do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná e analisada e aprovada em todas as instâncias institucionais.

O curso possui duas áreas de concentração (Estudos em ambientes saudáveis; Estudos em ambientes sustentáveis) e duas linhas de pesquisa (Ambiente sustentável e alimentação; Trabalho, organizações, saúde e tecnologia). Com componentes integradores e contextualizados no âmbito da Área Interdisciplinar, pretende atender as demandas da sociedade local e regional.

O PPGSS tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa para o desenvolvimento e difusão de conhecimento científico e tecnológico no âmbito interdisciplinar envolvendo ciência, saúde, agricultura, tecnologia e sociedade. Professores das Áreas de Agronomia, Farmácia, Administração, Educação Física, Biologia e Enfermagem desenvolverão projetos em suas áreas que contribuam para o estudo e desenvolvimento de Ambientes Saudáveis e Sustentáveis. O perfil dos egressos prevê a excelência formativa de pesquisadores capazes de liderar processos inovadores no campo da investigação e docência.

A aprovação da proposta do referido Programa de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu foi fruto de um amplo esforço de toda a Comissão de Estruturação e Elaboração da Proposta. Além disso, de toda a Equipe de Gestão, que teve salutar influência na busca de apoio em instâncias superiores, como foi o caso de visita na própria Capes realizada no mês de abril deste ano pela Direção Geral do Campus.

A partir de agora, deve-se buscar internamente os procedimentos e estrutura necessários para que se realize a oferta da primeira turma para o ano que vem (2024), que deverá iniciar com 20 alunos.

Segundo o Diretor Geral do Campus Palmas, Professor Roberto Carlos Bianchi, “A aprovação é uma grande conquista dos servidores, dos estudantes e de todos aqueles que terão a oportunidade de ingressar no Curso. Trata-se de uma proposta inovadora, aprovada em primeira submissão na Capes, dentro da área de Interdisciplinaridade, uma das áreas de maior concorrência, o que demonstra a grande qualidade do projeto.” Parabenizamos a todos os envolvidos na construção e elaboração do processo até este momento.