Processo Seletivo: Campus Paranaguá registra 1.713 inscritos – Instituto Federal do Paraná

Processo Seletivo: Campus Paranaguá registra 1.713 inscritos

O curso técnico em Informática (subseqüente) registrou maior número de candidatos, com 603 inscritos. O dado representa concorrência de 24,1 candidatos por vaga.

Processo seletivo 2009: aumento de 435% nas inscrições

Candidados durante processo seletivo no ano passado. Em 2009, insrições aumentaram 435%.

O segundo processo seletivo do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá, teve aumento real de 435% no número de inscritos. O primeiro concurso, realizado em agosto de 2008, registrou 320 inscritos disputando 120 vagas. No processo seletivo deste ano são 1.713 candidatos na disputa pelas 185 vagas. A concorrência geral aumentou de 3,2 candidatos por vaga para 9,2, em 2009.

Em relação a 2008, dois itens do atual processo seletivo se sobressaíram: a gratuidade da inscrição e o acréscimo de dois cursos técnicos subseqüentes (informática e mecânica). Os cursos técnicos integrados ao ensino médio foram mantidos, são eles: Informática, aqüicultura e logística.

Cursos Subseqüentes

Os cursos subseqüentes registraram a maior concorrência, além disso, eles representam 60,1% das inscrições: dos 1.713 candidatos, 1.031 estão inscritos nas duas modalidades que exigem ensino médio concluído. Em primeiro lugar está o curso de informática, com 603 inscritos, representando concorrência de 24,1 candidatos por vaga. Em seguida, o curso técnico de mecânica, também subseqüente, com 428 inscritos disputando 40 vagas (10,7 por vaga).

Cursos Integrados

Dos três cursos integrados ao ensino médio – 40 vagas cada – o técnico em Informática também é o mais concorrido, com 331 inscritos. Na seqüência, o curso de Logística, com 268 e o de Aqüicultura, com 83 inscritos.