Cursos de capacitação agregam conhecimento e experiências a servidores do IFPR – Instituto Federal do Paraná

Cursos de capacitação agregam conhecimento e experiências a servidores do IFPR

Vários servidores do IFPR participam de cursos de capacitação para melhorar seu desempenho nos aspectos profissional e pessoal. Em muitos casos, os cursos são indicados pela Diretoria de Capacitação (DCA) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio de sua página, atualizada regularmente com diversas opções.

Kétura Paiva, da Auditoria Interna, inscreveu-se no curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, fornecido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o intuito de compreender melhor como se dá o processo de fiscalização. Nesse sentido, a servidora teve suas expectativas correspondidas, alegando que “o curso melhorou a análise dos pontos de controle da fiscalização dos contratos, fornecendo subsídios para entender a dinâmica de sua gestão”.

Por vezes, o curso não corresponde a algumas das expectativas dos participantes, mas supre a necessidade de outras. Foi o que aconteceu com a servidora Flávia Hubie, da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), que fez o curso e-MAG e esperava se aprofundar na utilização do WordPress, mas se surpreendeu: “Na realidade não me deu uma bagagem maior quanto à ferramenta em si, mas me trouxe conhecimentos sobre acessibilidade na web, o que é interessante pra mim, pois estou fazendo uma pós-graduação em educação bilíngue para surdos”.

Aneliana Prado, psicóloga lotada na DCA, ressalta pontos positivos de realizar esses cursos: “É muito importante não só para contribuir com o desenvolvimento das competências técnicas, administrativas, atitudinais e gerenciais dos servidores, mas também porque é uma oportunidade de haver intercâmbio de conhecimentos, experiências e de promover a integração entre os participantes”.

O site da DCA é alimentado de acordo com a divulgação feita pelas instituições recomendadas. E o servidor que desejar também pode enviar opções através do email cca@ifpr.edu.br. É importante reforçar que esses cursos são válidos para a progressão das carreiras do IFPR.

Veridiana Tonetto, assistente social da DCA, destaca que o diferencial dos cursos a distância é que eles permitem ao servidor qualificar-se conforme sua disponibilidade de tempo e horário, além de não exigirem autorização imediata da chefia. “Porém, essa modalidade exige um comprometimento do aluno nos cursos, então, o aproveitamento com qualidade depende muito do empenho aplicado”, finaliza.

Você também fez um curso a distância que lhe agregou? Mande um email para comunicacao@ifpr.edu.br nos contando como foi sua experiência.

A Progepe também tem ofertado uma série de cursos de capacitação presenciais visando aperfeiçoar as rotinas de trabalho e os conhecimentos dos servidores do Instituto. Confira alguns deles:

Servidores do IFPR participam de curso de Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Servidores do IFPR participam do curso Retenção de Tributos na Prestação de Serviços

Projeto Piloto do IFPR de customização de cursos acontece na Esaf

Servidores do IFPR participam de curso de formação de pregoeiros e fiscais de contrato na Esaf