Alunas do Técnico em Meio Ambiente ministram oficina em comunidade rural
Publicado em
Alunas do curso Técnico em Meio Ambiente ligadas ao Projeto de Extensão “Reciclagem de óleo de cozinha a partir da fabricação de sabão” ministraram um curso no Acampamento Sebastião Camargo, localizado em São Miguel do Iguaçu. Na ocasião, as alunas Ana Paula Figueiredo e Gabriela Bastos capacitaram 20 pessoas, dando as bases para que elas produzam sozinhas o sabão ecológico e, quem sabe, gerem uma fonte de renda a partir disso.
Coordenado pela professora do curso Kayla Walquiria Garmus, o Projeto é uma maneira ecológica e sustentável de reciclar o óleo residual. Desde 2017, alunos bolsistas e voluntários ministram oficinas para um público diverso, buscando conscientizá-lo sobre os danos causados ao meio ambiente pelo descarte incorreto do óleo usado.
Durante a oficina no acampamento, as alunas puderam vivenciar uma realizada ainda pouco conhecida por elas. “São pessoas humildes que nos recepcionaram super bem e despertaram bastante interesse, apresentaram suas ideias, tiraram as dúvidas e ainda querem nosso retorno. Pretendemos voltar e atender um maior número de mulheres”, destaca a bolsista Ana Paula.
Para a coordenadora Kayla Garmus, a essência dos trabalhos de Extensão está na troca de experiências e saberes possibilitadas a partir do contato entre o conhecimento científico e conhecimento tradicional. “No caso do Projeto do Sabão, a gente consegue compartilhar não somente conhecimentos ligados à área ambiental, como também abordar aspectos sociais e econômicos, ampliando, ainda mais, os impactos positivos”, ressalta.