Curso de Meio Ambiente EAD realiza visita técnica em Centro de Triagens – Campus Foz do Iguaçu

Curso de Meio Ambiente EAD realiza visita técnica em Centro de Triagens

A Professora monitora Luciana Graciano e estudantes do 2º ano do curso Técnico em Meio Ambiente – Modalidade EAD do IFPR – Campus Foz do Iguaçu participaram, nesta terça-feira (15/03), de uma visita técnica a Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI).

A visita foi coordenada pelo diretor do Centro de Triagens de Acaresti, Darlei Sauer de Souza. O objetivo foi o de proporcionar aos estudantes o contato aprofundado com as realidades de sua profissão, visando a uma formação integral e completa do ser humano. A iniciativa buscou, também, desenvolver a reflexão crítica, a autonomia e a responsabilidade social entre os estudantes.

Além de ouvirem as falas do diretor, foram compartilhados conhecimentos adquiridos no curso Técnico em Meio Ambiente, visto que atualmente os alunos tiveram contato com as disciplinas Gerenciamento de resíduos sólidos e outro componente chamado Gerenciamento de Resíduos Industriais.

Durante a visita, os alunos percorreram toda a área de organização, separação e prensagem dos resíduos com valor comercial, bem como os rejeitos que são os sem reciclagem por falta de técnica como as embalagens com lado laminado, ou por falta de empresas na região como o Isopor. Os resíduos são separados em 43 tipos de materiais que são destinados a venda para industrias que transformam estes materiais em novos objetivos.

De acordo com a professora Luciana, para ajudar os catadores a população deve conhecer melhor sobre o valor e as tecnologias dos recicláveis e se for possível optar por produtos com maior potencial reciclável, como por exemplo consumir bebidas em lata e não em vidro ou evitar ou reduzir a utilização de alimentos que utilizem isopor.

Sobre a Acaresti

A Acaresti é considerada um modelo de sucesso na área da reciclagem e, atualmente, possui cerca de 57 associados e a coleta ultrapassa 100 toneladas por mês, chegando a reciclar 85% dos resíduos gerados. Os recursos adquiridos da venda dos recicláveis são compartilhados entre os associados e isso garante o sustento e condições dignas para os mesmos. Para o sucesso da associação de agentes de meio ambiente é necessário um conjunto de ações públicas e privadas. Além da estrutura física adequada, possui equipamentos como caminhão de coleta, esteira de separação, prensas e os barracões ventilados.