Estudante do IFPR elabora cartilha com temática ambiental para crianças – Campus Foz do Iguaçu

Estudante do IFPR elabora cartilha com temática ambiental para crianças

Você sabe o que é óleo residual e quais os impactos que seu descarte incorreto pode gerar ao meio ambiente? Foi para responder a essa pergunta de forma didática que a estudante do 4º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do IFPR – Campus Foz do Iguaçu, Ana Paula Santos Figueiredo, criou a cartilha impressa “SOS Meio Ambiente – Óleo Residual”. A ideia é conscientizar crianças sobre os malefícios causados aos rios, animais e plantas quando se descarta o óleo usado nas frituras sem o manejo correto.

O material lúdico resulta de projetos de estudos sobre manejo de resíduos sólidos desenvolvidos pela estudante ao longo do curso. Após ser bolsista em projetos de pesquisa, Ana Paula decidiu produzir a cartilha como um Trabalho de Conclusão de Curso. Sob orientação da professora Kayla Garmus, ela mesma elaborou roteiro, diagramou e imprimiu o material.

“Sinto muito orgulho da Ana Paula, pois ela é uma estudante muito proativa e sente a necessidade de compartilhar os conhecimentos adquiridos no curso”, destaca a orientadora Kayla Garmus.

A cartilha na escola

Para apresentar o conteúdo da cartilha aos alunos do Ensino Fundamental, a futura técnica em Meio Ambiente e sua orientadora foram até a Escola Municipal Dirceu Lopes, no Portal da Foz, para fazer uma leitura com as crianças.

“Foi uma experiência muito gratificante! As crianças receberam a cartilha com brilho nos olhos, perguntaram e entenderam sobre a importância de reciclar o óleo. Tive a sensação de dever cumprido ao perceber que elas gostaram da cartilha e ainda mais por ter a oportunidade de compartilhar o conhecimento adquirido ao longo desses anos sendo participante do projeto e estudante de Meio Ambiente”, ressaltou Ana Paula.