IFPR Foz celebra instalação de usina fotovoltaica para geração de energia no Campus – Campus Foz do Iguaçu

Parceria

No ano em que comemora seus 15 anos, o Instituto Federal do Paraná – Campus Foz do Iguaçu deu um importante passo rumo a um futuro mais sustentável, com a instalação da usina fotovoltaica destinada a gerar energia limpa e renovável para todos os seus ambientes. A iniciativa resulta de um convênio envolvendo Itaipu Binacional, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Funtef – PR e de um projeto de Eficiência Energética enviado à Copel, no qual o Campus também foi contemplado.

A primeira parte do sistema de placas solares, com a potência de 79.35 kWp, foi instalado no telhado do Bloco Administrativo e será ligado à rede de distribuição local da Copel no início de setembro. O custo total desta etapa foi de R$ 168.650,00 com os recursos do convênio com a Itaipu Binacional. Já a segunda etapa, proveniente do edital da Copel (69,66 kWp), deverá ser instalada até o final de setembro.

Além de reafirmar o compromisso do IFPR com as questões ambientais, a adoção do sistema permitirá um ganho significativo no aspecto econômico do Campus, que tem na energia elétrica uma das suas maiores despesas de custeio mensal. “Com os novos sistemas, será possível economizar um valor considerável na conta de energia elétrica do Campus, sendo este valor revertido para outras ações que irão colaborar para melhorar as atividades de ensino da instituição”, destaca o diretor-geral do IFPR Foz, Anderson Coldebella.

Parceria com a Itaipu

A usina fotovoltaica instalada por meio do convênio com a Itaipu Binacional é apenas parte de um grande projeto, que contempla o novo Bloco de Laboratórios, no qual a estrutura física já está pronta e a aquisição de equipamentos e mobiliários está em andamento. Além disso, a implantação da Rede Lógica do Campus, que teve sua licitação realizada no dia 29/08, num valor de R$ 690.000,00, terá início em breve. A expectativa é de que toda esta estrutura esteja disponível para uso da comunidade acadêmica ainda em 2023.