IFPR Foz firma parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu

IFPR Foz firma parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade da Unioeste

Cerca de 60 idosos participantes do projeto visitaram o Campus e participaram de práticas ligadas à Gastronomia, Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente.

O IFPR – Campus Foz do Iguaçu e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmaram parceria para o desenvolvimento de atividades conjuntas no âmbito do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

Na última quinta-feira (18), cerca de 60 idosos participantes do projeto visitaram o Campus e participaram de práticas ligadas à Gastronomia, Saúde, Bem-estar e Meio Ambiente.

No Laboratório de Gastronomia, a turma da Unati recebeu orientações sobre a produção de chás, infusões e fermentados. As atividades foram ministradas pelas professoras Luana Pierre e Gislaine Simões, que ensinaram como fazer e os benefícios das bebidas. Na parte externa, a professora Kayla Garmus ministrou oficina sobre a produção de sabão reutilizando óleo de cozinha. Para finalizar, houve atividades físicas e de alongamento no Ginásio, sob a coordenação dos professores Ademar Pinezzi Jr. e Fábio Castilha.

Na oportunidade, houve a interação entre estudantes da Unati e do IFPR, gerando a troca de experiências e de conhecimento. As estudantes do 1º ano de Meio Ambiente Camily Vitória e Sofia Miranda se mostraram muito felizes com a vivência proporcionada pela parceria entre as instituições. “Eu adorei participar das atividades físicas com eles, ajudá-los e até receber conselhos. Foi muito especial”, disse Sofia.

O aposentado Francisco de Assis descreveu a interação como muito produtiva e prazerosa. “Interagir com a juventude é maravilhoso! Todos nós temos o que aprender e o que ensinar”, concluiu.

A parceria entre as instituições prevê, ainda, novas visitas ao Campus nas próximas semanas.

Sobre a UNATI

O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) que iniciou em 2008 suas atividades no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste),  por intermédio do professor Antônio Carlos Nantes e da servidora Aurea Ines Theisen Martines, volta às atividades de forma presencial após três anos de atividades remotas.

O Programa tem como objetivos a valorização da pessoa idosa e sua inserção na sociedade, como também, a garantia da inclusão social, qualidade de vida e bem estar ao idoso, resgatando os aspectos culturais que remetem a interação social entre eles, ao mesmo tempo, que o programa auxilia no acesso à informação e a legislação e direito do idoso.

A parceria com o IFPR foi idealizada em 2022, a partir da gestão do diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Foz do Iguaçu e coordenador da UNATI, Valdir Serafim Junior.