IFPR e prefeitura de Santa Helena discutem futuras parcerias no âmbito da formação profissional – Campus Foz do Iguaçu

Parceria

IFPR e prefeitura de Santa Helena discutem futuras parcerias no âmbito da formação profissional

Publicado em

Copiado!
IFPR e município de Santa Helena planejam a oferta de cursos conjuntos nas áreas de Gastronomia e Edificações

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu recebeu, nesta quinta-feira (02), a visita do prefeito do município de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, e do reitor do IFPR, Odacir Zanatta. Na ocasião, os gestores visitaram as instalações físicas do Campus, acompanhados pelo diretor-geral Anderson Coldebella, e se reuniram para avaliar futuras parcerias no âmbito da educação profissional.

Entre as áreas de interesse citadas pelo prefeito estão a construção civil e a gastronomia. Segundo o gestor, são áreas que estão bastante aquecidas no município, mas são marcadas pela escassez de mão-de-obra qualificada para atender a demanda.

O diretor-geral Anderson Coldebella sugeriu que uma boa alternativa para dar início à parceria é a criação de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) desenvolvidos a partir das potencialidades apresentadas pelos cursos Técnico em Edificações, Técnico em Cozinha e de Tecnologia em Gastronomia ofertados pelo Campus.

De acordo com o reitor Odacir Zanatta, é muito importante planejar algo que impacte e transforme a sociedade e um bom começo para isso é ofertando capacitações profissionais de curta duração, voltadas a aprimorar as capacidades técnicas dos indivíduos e aumentar a oferta de trabalhadores aptos a ocuparem os postos de trabalho. Para tanto, é possível estabelecer convênios e editais conjuntos para a oferta de cursos, contratação de pessoal, repasses financeiros, aquisição de equipamentos, insumos e outros.

Ao final da reunião, os agentes institucionais se comprometeram a manter o diálogo e realizar novas reuniões com o objetivo de organizar cronogramas de atividades.

Além dos gestores, participaram do encontro a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Adriana Somavilla; a diretora de Planejamento, Monice Aquino; coordenadora do curso Técnico em Cozinha, Paola Stefanutti; a coordenadora do curso de Gatronomia, Gislaine Simões; o coordenador do curso de Edificações, Geovan Soethe; e o professor Miguel Oliveira.

Topo