Técnico em Meio Ambiente realiza Abertura da Jornada Estudantil do Meio Ambiente – Campus Foz do Iguaçu

Meio Ambiente

Abertura contou com a palestra “Mudanças Climáticas Globais e a Amazônia”

Ocorreu, nesta sexta-feira (15), a abertura da I Jornada Estudantil do Meio Ambiente (Joema), promovida pelo curso Técnico em Meio Ambiente. O evento contou com a participação de professores e de estudantes de diversas turmas do curso e teve transmissão on-line no canal do Youtube do IFPR – Foz do Iguaçu.

O destaque da abertura foi a palestra “Mudanças Climáticas Globais e a Amazônia”, ministrada pela bióloga Jéssica San Martin Matos, analista Socioambiental no Monitoramento Participativo de Tracajás na Volta Grande do Xingu (Altamira/PA).

Com a experiência de quem atua em etnobiologia, ecologia e conservação de quelônios (tartarugas, tracajás, jabutis e outros) na Amazônia, Jéssica abordou o impacto das mudanças climáticas sobre populações naturais de tartarugas e sobre o meio ambiente como um todo. “Os problemas que vivenciamos hoje têm a ver a com a mentalidade de que somos donos do meio e não de que fazemos parte deste meio. Se tomarmos a consciência de que somos parte do meio, tomaremos outras decisões e teremos outras atitudes”, destacou a pesquisadora.

Após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas e considerações sobre o que foi falado. Ao final do evento, o coordenador do curso de meio Ambiente, Franco Harlos, lançou um desafio às turmas, como parte integrante da Jornada. Como uma gincana, os estudantes foram desafiados a realizarem compras usando bolsas reutilizáveis (ecobags) e reduzindo ao máximo o número de plástico e embalagens.

A Jornada Estudantil de Meio Ambiente seguirá até maio de 2022, fomentado o desenvolvimento atividades lúdicas, acadêmicas, de pesquisa, de campo e de Extensão, com enfoque nas consequências do aquecimento global, nos ecossistemas nacionais e no manejo de resíduos sólidos.