IFPR participa de “Faxinaço” contra o mosquito Aedes aegypti – Instituto Federal do Paraná

IFPR participa de “Faxinaço” contra o mosquito Aedes aegypti

Nesta sexta-feira (29), diversos campi do IFPR participaram do “Faxinaço” contra o mosquito Aedes aegypti, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), que visava a participação de toda a Rede Federal de Educação profissional, Científica e Tecnológica. Novas ações estão previstas após o início das aulas – e outras já haviam acontecido em 2015.

Em Astorga, os servidores realizaram ações, mesmo a Prefeitura já tendo desenvolvido algo semelhante na semana passada e, ainda assim, encontraram alguns pontos a serem limpos. “Entendemos que toda ação coletiva para minimizar os focos do mosquito são muito importantes. Nessa etapa de planejamento das atividades acadêmicas de 2016, estamos propondo atividades que envolvam também os estudantes e suas famílias”, ressalta a professora Rosa Amélia.

Foi realizada um mutirão em busca de prováveis locais de acúmulo de água no Campus Irati. De acordo com a Relações Públicas da unidade, Gabriela Maia, nada foi encontrado na busca, “pois temos por hábito o cuidado de não deixar água parada em nenhum tipo de recipiente no campus”.

O Campus Ivaiporã utilizou o período de uma aula para falar sobre o tema. Na sequência, os estudantes e diversos servidores foram convidados para andar com sacos de lixo pelas dependências da unidade, buscando coletar objetos e evitar situações de risco.

No Campus Jaguariaíva, orientados pelo professor Lucinei José Myszynski Junior, servidores da unidade fizeram uma varredura no entorno do bloco administrativo, a fim de localizar e eliminar possíveis focos do mosquito.

Aconteceu uma limpeza nas instalações do campus e arredores também em Londrina, que contou com a participação, inclusive, de terceirizados, promovendo a eliminação de potenciais locais de procriação do inseto.

Em Paranaguá, foi realizado um mutirão de limpeza com servidores e alunos, cujas fotos estão disponíveis no Facebook. O campus é um dos que já haviam realizado atividades referentes à causa em outras ocasiões, como no mês de dezembro de 2015.

No Campus Pitanga, foram realizadas ações de conscientização por meio de cartazes e da realização de vistorias e medidas preventivas. O objetivo foi, principalmente, eliminar recipientes que pudessem conter água parada, visando combater possíveis focos e manter as mediações livres de infestações.

Já o Campus Umuarama, por sua vez, recebeu a visita de um agente de saúde, para conscientizar os estudantes e servidores sobre o mosquito. Na sequência, foi realizada uma ação de “cata-lixo” por todo o campus e também nas imediações, como em pontos de ônibus.

A COM quer saber!
Seu campus também desenvolveu um “faxinaço” e não foi mencionado? Entre em contato conosco para que possamos atualizar a matéria: comunicacao@ifpr.edu.br.

MEC promove “Faxinaço” da Rede Federal contra o Aedes aegypti